Amazonas
Boletim de alerta hidrológico do SGB aponta rio Negro, em Manaus, com cota alta para o mês de abril
O Monitoramento Hidrológico da Amazônia Ocidental é uma atividade desenvolvida pela Superintendência Regional do SGB de Manaus.

Em Manaus, o rio Negro manteve subidas em uma média diária de 6 centímetros (cm) e já registra cotas consideradas altas para o mês de abril. As informações são do 15º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado no dia 15 de abril pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O Monitoramento Hidrológico da Amazônia Ocidental é uma atividade desenvolvida pela Superintendência Regional do SGB de Manaus, com vistas às demandas de segurança social e patrimonial relacionadas a eventos danosos de cheias e secas excepcionais. O processo é fundamentado no acompanhamento das variações de níveis de água em várias estações fluviométricas consideradas estratégicas. O produto dessa atividade permite aos órgãos de defesa civil tomar as decisões necessárias para evitar ou minimizar os potenciais danos decorrentes de fenômenos hidrológicos extremos.
De acordo com o Boletim, o alto rio Negro manteve o processo de enchente, com subidas médias diárias de 11 cm em São Gabriel da Cachoeira e 15 cm em Tapuruquara, no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM), onde os níveis estão acima da faixa da normalidade para o período.
Em Barcelos, o Negro está subindo uma média de 9 cm diários e os níveis são considerados normais. O rio Branco continua subindo, registrando elevações médias diárias de 11 cm em Boa Vista e 38 cm em Caracaraí. Os níveis desta calha apresentam valores acima do intervalo da normalidade para a época, aponta o SGB.
De acordo com o comportamento atual dos níveis dos rios, em comparação aos dados observados nas respectivas séries históricas o SGB verificou os seguintes padrões:
O rio Solimões está em processo regular de enchente, com elevações médias entre 3 a 6 cm nas estações de monitoramento e registrando níveis com valores considerados normais para o período.
O rio Acre registrou recessão média diária de 35 cm em Rio Branco, mas os níveis estão dentro do intervalo da normalidade para a época.
Em Beruri, o rio Purus continua em processo regular de enchente, apontando subidas diárias de 5 cm.
O rio Madeira registrou pequenas descidas em Porto Velho e Humaitá ao longo de uma semana, mas apresenta níveis um pouco acima da faixa da normalidade para o mês de abril.
O rio Amazonas permanece em processo normal de enchente, registrando elevações médias diárias na ordem de 5 cm em Itacoatiara, 4 cm em Parintins e 3 cm em Óbidos e Santarém.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário