Amazonas
Famílias do assentamento Vila Amazônia, em Parintins (AM), assinam 139 contratos de créditos
Com a ação, 139 famílias vão receber R$ 2,05 milhões em recursos financeiros, relacionados às modalidades Apoio Inicial, Fomento Mulher, Fomento Jovem e Habitacional.

Agricultores do assentamento Vila Amazônia, localizado no município de Parintins (AM), assinaram contratos de concessão do Crédito Instalação, dia 12 de abril. Com a ação, 139 famílias vão receber R$ 2,05 milhões em recursos financeiros, relacionados às modalidades Apoio Inicial, Fomento Mulher, Fomento Jovem e Habitacional.
O evento ocorreu na sede do assentamento – localizado no extremo Leste do Amazonas e distante cerca de 400 quilômetros da capital Manaus. Participaram do ato gestores do Incra das Diretorias de Desenvolvimento Sustentável e de Governança da Terra, além da Superintendência Regional no Estado.
O projeto Vila Amazônia é composto por cerca de 60 comunidades e tem aproximadamente 1700 famílias em seu perímetro. Segundo o superintendente regional do Incra no estado, Denis da Silva Pereira, os créditos disponibilizados podem ajudar muito na produção agropecuária dos lotes e ampliar a renda das famílias. “A nossa ação foi muito importante, porque o Incra materializou a retomada das políticas de desenvolvimento que a reforma agrária promove. Os pagamentos de créditos representam para o município e para as famílias um passo muito importante para a consolidação do assentamento”, afirma o superintendente.
Agenda
A assinatura dos contratos de crédito foi uma das agendas que os gestores nacionais e regional do Incra realizaram em Parintins, no período de 11 a 13 de abril.
Entre as atividades estavam reunião com gestores da Prefeitura de Parintins; visita à comunidade Valéria para conhecer as famílias que perderam casas e vão receber crédito da modalidade habitacional do Incra; participação no Programa Partiu IFAM do Instituto Federal do Amazonas (que promove aulas de reforço) com filhos de assentados do projeto Vila Amazônia; e visita ao Quilombo Urbano na Baixa do São José.
De acordo com o diretor de Governança da Terra do Incra, João Pedro Costa, participar das atividades em uma região importante do Amazonas como a de Parintins é essencial para que a gestão do instituto interaja com os públicos atendidos pela autarquia e possa ser mais eficiente nas ações. “O Incra vem retomando em todo o Brasil as ações de desenvolvimento nos assentamentos. E em Parintins, no Vila Amazônia o pagamento de créditos voltados à habitação, jovens e mulheres materializou essa retomada das ações de desenvolvimento às famílias da região. Vamos continuar fazendo a reforma agrária e fortalecendo a produção dos nossos assentamentos, valorizando o desenvolvimento”, disse o diretor.
Já a diretora de Desenvolvimento Sustentável do Incra, Maria Rosilene Rodrigues, focou sua avaliação sobre as agendas na região na atuação específica da sua pasta, o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. “Para além das atividades clássicas da agropecuária de assentamentos na Amazônia, buscamos levar ao Vila Amazônia ações de agroindustrialização e de fomento ao turismo, em parceria com a Prefeitura de Parintins. E vamos atuar na supervisão ocupacional durante sete dias em cada polo da região, para levar segurança jurídica e benefícios às famílias”, relatou Rosilene.
Cultura
O município de Parintins é conhecido nacionalmente pelo Festival Folclórico – uma festa popular reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Desde 1965, o Festival Folclórico de Parintins apresenta em junho disputas a céu aberto entre duas agremiações folclóricas, a do Boi Garantido (vermelho) e a do Boi Caprichoso (azul), que acontece no Centro Cultural de Parintins – mais conhecido como Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores.
Turistas do Brasil e do mundo acompanham as toadas dos bois Garantido e Caprichoso todo ano. Segundo a Amazonastur, cerca de 120 mil turistas visitam a cidade durante o festival.
Apresentações culturais de boi foram feitas nas aberturas das atividades das ações do Incra no assentamento Vila Amazônia, alegrando os nativos e visitantes na localidade.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário