Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas investiga 4 suspeitas de coronavírus; Brasil tem mais de 140 casos confirmados

No Estado, três pacientes com suspeita de Covid-19 estão em Manaus e um em Parintins. Todos apresentaram sintomas gripais e têm histórico de viagem recente

O Amazonas investiga, atualmente, quatro casos suspeitos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que três desses casos estão concentrados na capital e um é de Parintins. Oito suspeitas já foram descartadas no Estado.

De acordo com a pasta, todos os pacientes que são monitorados com suspeita do novo coronavírus apresentaram sintomas gripais e têm histórico de viagem recente. Após atendimento, eles foram liberados, com a recomendação de isolamento social até o resultado dos exames.

O Brasil registra, até esta sexta-feira (13), 143 casos confirmados de Covid-19, segundo os mais recentes balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein, que, ontem, informou que já havia confirmado 98 infecções desde o primeiro caso no país. O último boletim do Ministério da Saúde, de ontem, registrava 77 confirmações, mas a pasta já esclareceu que existe uma demora na contagem das infecções, que são repassadas pelos hospitais às secretarias estaduais e, só depois, ao Ministério.

A transmissão do novo coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A recomendação é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool em gel e lenço descartável e evitar locais aglomerados. Em casos de sinais e sintomas graves da doença, é necessário uma unidade de urgência estadual.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 5 =