Notícias
Prefeito de Manaus anuncia concurso público com 1,5 mil vagas para Secretaria de Educação
O certame deve oferecer inicialmente mil vagas, além de 500 para cadastro reserva.

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta quinta-feira (15/05) a realização de concurso público para a Semed (Secretaria Municipal de Educação). De acordo com ele, o certame deve oferecer inicialmente mil vagas, além de 500 para cadastro reserva.
“Nós estamos dando tempo, por exemplo, para professores, pedagogos, técnicos administrativos. Vamos ter vagas para fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, arquitetos. Tudo isso nós vamos estar fazendo, no que se cabe aos administrativos”, disse o prefeito em entrevista coletiva.
A previsão é que o concurso seja realizado entre dezembro deste ano e fevereiro de 2026. “O mais tardar até final de fevereiro”, disse Almeida, ao citar que o processo é necessário para “reforçar a equipe de rede municipal na educação básica”.
“Nós estamos trabalhando com esse número. Ele vai nos ajudar bastante. Na verdade, serão 1.500, porque nós vamos ter o cadastro reserva. E, sem dúvida, nós vamos ter uma melhor condição, vamos gerar emprego, gerar renda, dar oportunidade para os professores”, completou.
A organização do concurso ficará a cargo da Semad (Secretaria Municipal de Administração), em conjunto com a Semed, que conduzirão o processo de licitação para contratação da banca responsável. A expectativa é que os novos profissionais comecem a atuar no ano letivo de 2026.
O anúncio foi feito durante a 10ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil, promovido pela Semed, e, conforme David Almeida, abrange diversos cargos, entre eles:
professores;
pedagogos;
técnicos administrativos;
fisioterapeutas;
psicólogos;
assistentes sociais;
fonoaudiólogos;
arquitetos.
“Queremos reforçar ainda mais nossa equipe de educação municipal. Mais profissionais para que possam se juntar a nós em transformar Manaus na cidade com a melhor educação do Brasil”, afirmou o prefeito durante o evento.
David Almeida também destacou que a meta da atual gestão é zerar o índice de analfabetismo da capital amazonense.
“Nossa meta é zerar o analfabetismo. Com todo o trabalho que está sendo feito, queremos avançar no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação), na Prova Brasil e melhorar todos os índices da educação básica”, salientou.
Ainda de acordo com o prefeito, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visa posicionar Manaus entre as grandes metrópoles com os melhores resultados educacionais do país.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário