Conecte-se conosco

Notícias

PF prende dois suspeitos de participação no desaparecimento de indigenista e jornalista no Amazonas, diz site

Foram detidos dois pescadores, identificados como “Churrasco” e “Jâneo”. Os dois estão na delegacia da cidade de Atalaia do Norte, prestando depoimento aos policiais federais.

O site O Antagonista informou, no início da noite desta segunda-feira (06/06) que a Polícia Federal (PF) prendeu no início da noite de hoje duas pessoas suspeitas de participação no desaparecimento do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips , colaborador do jornal The Guardian. Eles sumiram nesse fim de semana, na região do Vale do Javari, na Amazônia.

De acordo com o site, foram detidos dois pescadores, identificados como “Churrasco” e “Jâneo”. Os dois estão na delegacia da cidade de Atalaia do Norte, prestando depoimento aos policiais federais.

Os pescadores foram liberados após prestar esclarecimentos à polícia

Segundo a PF, Bruno Araújo tinha uma reunião agenda com “Churrasco” para falar sobre trabalhos entre ribeirinhos e indígenas na região. Desde então, ele e o jornalista nunca mais foram vistos.

Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), os dois se deslocaram para a região com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que se encontra próxima ao Lago do Jaburu. Ainda de acordo com a Univaja, Bruno recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

Em nota, o The Guardian demonstrou preocupação com o desaparecimento e falou que “busca urgentemente informações”. Segundo o jornal, Phillips está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson. Ele mora em Salvador e realiza reportagens sobre o Brasil há mais de 15 anos para outros veículos como Washington Post, New York Times e Financial Times.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =