Conecte-se conosco

Amazonas

Inmet tem alerta amarelo de chuvas intensas para Manaus nesta quinta-feira (07/11)

De acordo com o Inmet, a semana será marcada por grandes volumes de chuva entre a região central do país e o Amazonas.

inmet-tem-alerta-amarelo-de-ch

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso amarelo de chuvas intensas até esta quinta-feira (07/11) em Manaus e grande parte do território do Amazonas, iniciado ontem, (06/11/2024).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora ou até 50 mm por dia, com ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

inmet-tem-alerta-amarelo-de-chO Inmet alerta para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também diz que é melhor evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

De acordo com o Inmet, a semana será marcada por grandes volumes de chuva entre a região central do país e o Amazonas. O modelo numérico Cosmo do Instituto indica que os volumes podem ultrapassar 100 mm em algumas localidades do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, e no oeste de São Paulo e Minas Gerais (representados em tons de vermelho e rosa).

Até o dia 11 de novembro, segundo o Instituto na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm no centro-oeste do Amazonas, podendo superar 100 mm em alguns locais.

Acumulados de até 50 mm, decorrentes de pancadas de chuva, poderão ocorrer no Acre, Rondônia, Tocantins e no sul do Pará. Nas demais áreas da Região, as chuvas serão isoladas, com exceção do norte do Pará e parte do Amapá, onde a chance de chuva é pequena.

Nesta quarta-feira (06/11), a Prefeitura de Manaus informou que atendeu dez chamadas de ocorrências, devido às chuvas forte na cidade.

Foram registrados três alagamentos, um na zona Oeste e dois na zona Leste; um risco de desabamento de muro na zona Leste; duas obstruções de bueiro sendo uma na zona Oeste e outra na zona Norte; duas vistorias em residências ambas na zona Leste; dois riscos de tombamento de árvores ambas na zona Leste.

Em caso de ocorrências como alagamento, erosão, desabamento, destelhamento e solicitação de vistoria em razão da chuva, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas, ou 193 (Corpo de Bombeiros).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 1 =