Conecte-se conosco

Amazonas

Ex-governador Amazonino Mendes relembra criação da UEA; universidade completou 20 anos de fundação

Instituição de Ensino Superior já formou mais de 60 mil estudantes em todo o Amazonas

Amazonino Mendes criou a UEA em 2021 – Foto: Aguilar Abecassis

Nesta terça-feira (24/08), o ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (sem partido) usou as redes socais novamente para relembrar o que considera o seu maior legado administrativo, a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A instituição de ensino já formou mais de 60 mil profissionais em 20 anos de história.

No vídeo, o primeiro reitor da UEA, Lourenço Braga, conta os bastidores de criação da universidade e destaca a importância da universidade para os jovens amazonenses. Na ocasião, Lourenço relembrou trechos da conversa com Amazonino Mendes na implantação do projeto.

“Ele (Amazonino) dizia: eu não admito que os pobres não possam chegar na universidade. A universidade precisa ser lugar de pobre também. A universidade não atendia a demanda, sobretudo a demanda dos jovens pobres, porque os filhos dos ricos estavam na universidade pública. Foi assim que nasceu a UEA: da teimosia de um caboclo que veio do interior de Eirunepé e que sabia avaliar a necessidade que nossos caboclos tinham de chegar à Universidade Pública. A UEA é um marco divisório histórico sobretudo na educação. É a maior obra de qualquer governante da história do Amazonas”, destacou Lourenço Braga.

Lourenço Braga disse que saiu do gabinete do ex-governador Amazonino, na sede do governo do Amazonas, no início dos anos 2000, apenas com o decreto de criação da Universidade do Estado do Amazonas. “Quando fui nomeado, saí com o decreto na mão e a lei de criação da universidade. Era o que havia. Não havia nada além disso. Nem cadeira para reitor, nem lugar para reitor sentar. Mas havia um sonho. E agente precisava alcançar. Graças a Deus e a todos os reitores que estiveram na UEA até aqui, este sonho vem sendo alcançado”, disse o ex-reitor Lourenço Braga.

Desde quando foi lançada em 12 de janeiro de 2001, a UEA oferece mais de 30 cursos distribuídos em dezessete campus na Região Metropolitana de Manaus e no interior do Amazonas. Em nível de pós-graduação, a Universidade do Estado do Amazonas conta com 23 especializações, além de 7 Mestrados e dois doutorados.

 

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − doze =