Conecte-se conosco

Notícias

Enfermeiro posta vídeo de leitos de UTI não utilizados em hospital universitário de Manaus

“Nós temos 30 leitos de UTIs, somente 8 ocupados. Porque que se investiu R$ 2,6 milhões no Hospital Nilton Lins e não foi investido aqui nesse hospital universitário”, afirma Paulo Seabra.

Especialista em gestão hospitalar e auditoria de contas médicas, o enfermeiro   Paulo Seabra postou, no Facebook, imagens de uma sala com vários leitos vazios na Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), em Manaus, enquanto pessoas estão morrendo por falta de atendimento adequado em unidades hospitalares da cidade.

Paulo Seabra se identifica no Facebook como funcionário da Fundação Hospital Adriano Jorge, do governo do Amazonas. No vídeo , que também é um protesto, ele mostra uma sala com pelo menos oito leitos. Diz que faltam algumas bombas, equipamentos, acessórios. Aí fica meu questionamento. Nós temos 30 leitos de UTIs, somente 8 são ocupados. Porque que se investiu R$ 2,6 milhões no Hospital Nilton Lins e não foi investido aqui nesse hospital universitário, com esses leitos aqui tudo pronto, com ventilador, com monitor (…) um hospital público que já estava praticamente com toda a estrutura pronta?”, diz.

Leitos de UTI no Hospital Universitário Getúlio Vargas, em Manaus (Reprodução)

Segundo Seabra, os recursos humanos poderiam vir de um “contrato guarda-chuva” que, segundo ele, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) tem com “várias cooperativas médicas”. E cita: Itoam, Icea, Coopanest, Igoam, Imed, Coopenure e outras. “Porque que não pagam os médicos que estão com seus salários atrasados, meses de salários atrasados, e utilizam esses recursos humanos”, pergunta.

Ele também diz que, como cidadão, como contribuinte, se questiona: “a gente vai morrer por conta do coronavírus ou por falta de gestão?”. Ele pergunta, ainda, se não está faltando cooperação entre governos estadual e federal para tentar otimizar os recursos se não seria mais viável utilizar um hospital privado.

Até o final da manhã desta terça-feira, o vídeo tinha mais de 65 comentários e mais de mil compartilhamentos.

Publicado por Paulo Seabra em Segunda-feira, 20 de abril de 2020

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − onze =