Conecte-se conosco

Mundo

Tropas russas se posicionam perto de Kiev; delegações de Rússia e Ucrânia terão nova reunião

Apesar dos avanços das forças russas, as autoridades de ambos os lados esperam discutir um possível cessar-fogo.

Forças de segurança ucranianas nas ruas de Kiev. (Foto: Anadolu Agency via Getty Images)

No oitavo dia de guerra, as tropas russas se posicionaram perto de Kiev, capital da Ucrânia, nesta quinta-feira (3) – assista acima ao vivo a cobertura especial da CNN. Segundo o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, os russos estão “parados” para um reagrupamento antes de uma possível invasão da capital, ou enfrentando desafios como falta de suprimentos ou resistência de civis.

Apesar dos avanços das forças russas, as autoridades de ambos os lados esperam discutir um possível cessar-fogo. Delegações de Rússia e Ucrânia devem se reunir nesta quinta-feira (3), às 11h (horário de Brasilia), pela segunda vez em Belarus para continuar as negociações em busca de resolução para o conflito.

Segundo um dos negociadores da Ucrânia, Davyd Arakhamia, Kiev planeja discutir a viabilidade de corredores humanitários — que não seriam alvos de ataques russos e servem para a passagem de refugiados e recursos — antes de qualquer outra questão.

A primeira conversa entre as delegações após o início dos ataques ocorreu na segunda-feira (28) e teve duração de cinco horas, mas terminou sem um avanço. Na terça-feira (1º), o presidente Volodymyr Zelensky disse que a Rússia deveria parar o bombardeio de cidades ucranianas antes que as negociações pudessem ocorrer.

Os russos assumiram o controle de Kherson, uma cidade estrategicamente importante em uma enseada do Mar Negro com uma população de quase 300 mil habitantes. O prefeito de Kherson, Ihor Kolykhaiev, declarou na quarta-feira (2) que os militares da Ucrânia não estão mais na localidade e que seus habitantes devem agora cumprir as instruções de “pessoas armadas que vieram para a administração da cidade.”

Destaques das últimas 24 horas:
Prefeito de Kherson indica que a cidade está sob controle russo
Rússia e Ucrânia terão 2ª rodada de negociações nesta quinta-feira (3)
Tribunal Internacional de Haia inicia investigações de possíveis crimes cometidos pela Rússia
Comitê Paralímpico Internacional decide banir atletas da Rússia e de Belarus da Paralímpiada de Inverno
Tropas russas se posicionam perto de Kiev para reagrupamento
O total de refugiados que deixaram a Ucrânia desde o início da guerra é de pelo menos 1 milhão, diz ONU

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + seis =