Conecte-se conosco

Mundo

Tremor de terra de magnitude 5.8 deixa um morto e nove feridos na ilha de Creta, Grécia

O Instituto de Geodinâmica de Atenas informou que o epicentro do terremoto ocorreu às 9h17 a 23 quilômetros do noroeste de Arvi, no sudeste de Creta, a uma profundidade de 10 km.

Terremoto deixa um morto e nove feridos na Grécia. (Foto: Stefanos Rapanis/ REUTERS)

Um forte tremor de magnitude 5.8 na Escala Richter deixou um morto e ao menos nove feridos na ilha de Creta, na Grécia, nesta segunda-feira, 27/9. A vítima fatal foi registrada na cidade de Arcalochóri. O homen estava trabalhando na renovação de uma igreja quando o domo do edifício desabou.

O tremor fez com que muitas pessoas fossem para as ruas na maior cidade da ilha, Iráklio. Crianças e professores que estavam nas escolas também foram conduzidos para áreas externas. Vários prédios acabaram danificados.

— Este não foi um evento que ocorreu sem aviso prévio. Estamos acompanhando atividades sísmica nesta região há vários meses. Este forte terremoto não ocorreu debaixo do mar, mas em terra, afetando áreas povoadas — explicou o sismólogo Gerasimos Papadopoulos em entrevista à emissora estatal ERT.

O Instituto de Geodinâmica de Atenas informou que o epicentro do terremoto ocorreu às 9h17 a 23 quilômetros do noroeste de Arvi, no sudeste de Creta, a uma profundidade de 10 km. Anteriormente, o Centro Sismológico do Mediterrâneo Europeu (EMSC) havia registrado que o terremoto teve 6.5 de magnitude, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estimava 6.0.

Conforme o jornal The National Herald, uma equipe de 20 engenheiros da direção-geral do ministério de Infraestrutura e Transportes foi enviada para a área afetada para auxiliar no planejamento de ações a serem implementadas após o terremoto e fazer a inspeção de edificações. O ministério informou que criará um centro de coordenação no município de Minoa Pediada.

De acordo com agência AP, os voos internacionais e domésticos para o aeroporto de Iráklio não foram afetados pelo terremoto. A associação de hoteleiros da região também informou que não houve danos graves a nenhum hotel da região.

As informações são do Extra.

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80