Conecte-se conosco

Mundo

Presidente palestino anuncia rompimento de todas as relações com EUA e Israel

Na terça-feira, Trump apresentou um plano de paz para o Oriente Médio. Mahmoud Abbas chamou projeto de ‘conspiração’ e disse que não aceitará os termos.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, anunciou neste sábado (1º) o rompimento de todas as relações com Estados Unidos e Israel. Nesta semana, Abbas criticou o plano de paz apresentado pelo presidente dos EUA, Donaldo Trump, para o Oriente Médio.

Durante a reunião de emergência da Liga Árabe, realizada no Egito, Abbas disse que a proposta norte-americana viola os acordos de Oslo, que israelenses e palestinos assinaram em 1993. “Israel deve assumir suas responsabilidades como potência ocupante dos territórios palestinos”, afirmou.

O anúncio do plano foi feito por Trump na terça-feira (28) ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O projeto apresentado incluiu um redesenho do mapa da região disputada por israelenses e palestinos. A proposta estabelece um reconhecimento mútuo entre Israel e Palestina — no que o presidente norte-americano chamou de “solução realista de dois Estados”.

O desenho foi feito à revelia das autoridades palestinas, que não participaram das conversas para definir o plano. Na terça-feira, Abbas chamou o projeto de “conspiração” e disse que não aceitará os termos.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + sete =