Conecte-se conosco

Mundo

Para OMS, terceira dose da vacina contra Covid-19 é ‘tecnicamente e moralmente errada’

Uma das cientistas da OMS admite que os mais velhos deverão necessitar de alguma proteção em algum ponto no futuro.

Diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus. (Foto:AP – Salvatore Di Nolfi)

A OMS criticou a decisão de governos de iniciar uma campanha de vacinação com uma terceira dose do imunizante contra a covid-19, alertando que a iniciativa vai deixar os países pobres com uma escassez ainda mais aguda de doses e que não existem dados ainda sobre segurança e eficácia.
Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, insistiu nesta quarta-feira em coletiva de imprensa em Genebra que a recusa da agência em propor uma terceira dose está baseada na ciência. Mas aponta que o argumento é também moral. “A prioridade deve ser salvar vidas. Não deveríamos ter 10 mil pessoas morrendo por dia”, disse.
“Em termos de saúde, há um consenso de que os dados não são conclusivos (sobre a eficácia de uma terceira dose)”, insistiu.
Ela admite que os mais velhos deverão necessitar de alguma proteção em algum ponto no futuro. “Mas não estamos no momento de recomendar doses extras”, disse. “Não temos um abastecimento sem limites. Portanto, as vacinas precisam ir para médicos e idosos, que estão perdendo suas vidas”, defendeu.
Um dos aspectos alertados pela OMS é a questão de segurança da vacina extra. “O que ocorre com uma terceira dose?”, questionou Soumya. “Existem ainda perguntas que precisam ser respondidas”, disse.
Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, também insistiu que não existem dados conclusivos nem sobre a segurança da 3ª dose e nem sobre os benefícios. Ele alertou que tal iniciativa seria um “problema moral”, já que deixaria milhões de pessoas pelo mundo sem doses. “É tecnicamente e moralmente errado”.
Tedros admite o mundo não irá sair da crise sanitária rapidamente e que uma ação precisa ocorrer para proteger quem ainda não tomou nenhuma vacina. “É como dar mais um salva-vidas para quem já tem um salva-vidas, enquanto deixamos aqueles que não tem proteção sem proteção”, alertou.
Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + sete =