Conecte-se conosco

Mundo

OMS diz que fase aguda da pandemia deve passar este ano, desde que meta da vacinação seja atingida

Tedros Adhanom Ghebreyesus alerta que, para que isso aconteça, pelo menos 70% da população mundial deve estar vacinada.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS Foto: DENIS BALIBOUSE / REUTERS Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS. (Foto: Fabrice Coffrini_Reuters)

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta sexta-feira,11/2, que a fase aguda da pandemia deve passar ainda este ano, desde que a vacinação mundial atinja 70% da população.

— Nossa expectativa é que a fase aguda da pandemia termine até o fim do ano, com a condição, claro, de que 70% da população esteja vacinada até meados do ano, até junho ou julho — disse Tedros que está na África do Sul visitando fábricas de vacina contra a Covid-19.

Mais cedo, no entanto, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, alertou que o mundo ainda não está no fim da pandemia.

— Vimos o vírus evoluir, sofrer mutações, por isso sabemos que haverá mais variantes preocupantes, portanto, não estamos no fim da pandemia — disse a especialista.

Adhanom pede há semanas, insistentemente, aos estados-membros que acelerem a distribuição de vacinas aos países pobres, com o objetivo de conseguir vacinar 70% da população mundial em meados de 2022.

Metade dos 194 Estados-membros da OMS não alcançaram o objetivo de chegar a 40% da população vacinada no final de 2021, segundo a instituição.

A informação é do jornal O Globo.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − sete =