Mundo
Olaf Scholz é eleito primeiro-ministro da Alemanha e encerra era de governo de Angela Merkel
Social-democrata assume comando do país em meio a desafios como a pandemia de Covid e a crise climática
O Parlamento da Alemanha elegeu, nesta quarta-feira (8), o social-democrata Olaf Scholz como o novo primeiro-ministro, encerrando a era de 16 anos em que o país esteve sob o governo de Angela Merkel.
Scholz, 63, atuou como vice de Merkel e como seu ministro das Finanças. Sua eleição abre caminho para um governo de coalizão tripla apelidada de “semáforo”, em referência às cores dos partidos que a formam: o vermelho do SPD (social-democrata), o verde dos Verdes e o amarelo do FDP (liberal).
Seguindo a liturgia dos procedimentos democráticos consagrados pela lei alemã, a nomeação formal de Scholz foi feita pelo presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, no Palácio de Bellevue, em Berlim. Depois, ele voltou ao Bundestag, o Parlamento alemão, para prestar juramento diante dos legisladores.
A presidente do Bundestag, Baerbel Bas, disse que Scholz foi eleito pela Casa com 395 votos favoráveis dos 796 possíveis. O novo primeiro-ministro, usando uma máscara preta de proteção contra o coronavírus, foi aplaudido de pé pelos parlamentares. Além da tarefa de governar a Alemanha pelos próximos anos, ganhou buquês de flores e uma cesta de maçãs.
Durante a tarde, Scholz vai se encontrar com Merkel, de quem receberá oficialmente o cargo. O novo líder alemão posicionou-se como um sucessor natural da agora ex-primeira-ministra. Por apenas nove dias, a emblemática líder alemã não bateu o recorde de longevidade no poder de Helmut Kohl.
A informação é da Folha de São Paulo.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário