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O Twitter usou inadvertidamente endereços de e-mail para anúncios

De acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa, os usuários devem ser informados se os dados forem usados ​​para uma finalidade diferente.

O Twitter se desculpou por “involuntariamente” usar endereços de e-mail e números de telefone, fornecidos pelos usuários para segurança da conta, para permitir publicidade direcionada.

A empresa disse que profissionais de marketing de terceiros podem ter conseguido acessar usuários específicos no Twitter com base em detalhes de contato, mesmo que o usuário não desejasse que as informações fossem usadas dessa maneira.

Em comunicado, o Twitter afirmou que “não pode dizer com certeza quantas pessoas foram impactadas”. De maneira incomum, a empresa não entra em contato proativamente com os clientes diretamente para informá-los sobre a violação.

A empresa não quis dizer quando descobriu o problema, mas disse que havia resolvido o problema “em 17 de setembro” – 21 dias atrás. A empresa disse que “não estava mais usando números de telefone ou endereços de e-mail coletados para fins de segurança ou publicidade”.

O Twitter, que tem sede em Dublin, na Europa, não confirmou se notificou ou não o Comissário Irlandês de Proteção de Dados, além de dizer que estava se comunicando com os reguladores “quando apropriado”.

De acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da Europa, os usuários devem ser informados se os dados forem usados ​​para uma finalidade diferente daquela para a qual foram destinados.

O Twitter diz que tem 139 milhões de usuários que usam a plataforma todos os dias e são veiculados com anúncios.

Publicidade personalizada

A questão envolve um sistema que o Twitter oferece aos anunciantes pelos quais eles podem combinar seu próprio banco de dados de endereços de email de clientes – reunidos independentemente do Twitter – com usuários no Twitter que usam o mesmo endereço de email.

A prática – comum nas redes sociais – permite publicidade altamente direcionada, projetada para alcançar usuários que provavelmente já estão familiarizados com a marca ou produto.

No entanto, o que o Twitter revelou em sua declaração na terça-feira foi que essa correspondência de email referenciava endereços que os usuários haviam enviado apenas com o objetivo de melhorar a segurança de sua conta adicionando autenticação de dois fatores.

Este é um método que adiciona um segundo nível de segurança – como obter uma mensagem de texto com um código de logon – para impedir que agentes mal-intencionados possam usar as credenciais de uma pessoa.

“Quando um anunciante carregou sua lista de marketing, podemos ter correspondido as pessoas no Twitter à sua lista com base no email ou número de telefone que o titular da conta do Twitter forneceu para fins de segurança”, explicou a empresa.

“Isso foi um erro e pedimos desculpas.”

Em março, o Facebook foi muito criticado por usar números e endereços de e-mail enviados para autenticação de dois fatores para direcionar a publicidade. Ao contrário do Twitter, no entanto, o Facebook não considerou o comportamento um erro.

Mas, ao entregar sua multa recorde de US $ 5 bilhões, a Comissão Federal de Comércio dos EUA disse que o Facebook deve parar de usar “os números de telefone que obteve especificamente para segurança” para alimentar sua plataforma de publicidade.

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