Conecte-se conosco

Mundo

Na Venezuela, Maduro distribui ‘Super Bigote’ e ‘Cilita’ como presentes de Natal

Doação de 12 milhões de bonecos representando o ditador e a sua esposa como super-heróis desencadeia escândalo e zombaria na Venezuela.

Foto: Reprodução/Twitter/Carola Chávez

No comando da Venezuela desde 2013, o ditador Nicolás Maduro se vê e quer ser visto como super-herói. Como parte de um culto egocêntrico, ele mandou produzir e distribuir 12 milhões de bonecos inspirados na sua figura e na da esposa, Cilia Flores, que foram doados como presente de Natal às crianças venezuelanas. A contar pela reação indignada nas redes sociais, o efeito foi o inverso do previsto pelo regime.

De capa como o Super-Homem, o “Super Bigote” (Bigode) e a assistente, “Cilita”, caíram no escárnio popular, principalmente entre as categorias que mais sofrem com o alto custo de vida no país, como os professores e aposentados.

“Super Bigote” surgiu no ano passado como desenho animado, exibido na TV pública venezuelana. Criado à imagem e semelhança de Maduro, embora mais atlético, o super-herói persegue os valores bolivarianos e combate o imperialismo americano, personificado pelo ex-presidente Donald Trump. O bordão “Com sua mão de ferro”, proferido pelo ditador, sustenta os episódios que são compartilhados por ele nas redes sociais.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − onze =