Conecte-se conosco

Mundo

Mudanças no clima ameaçam abastecimento mundial de alimentos, diz ONU

O site do Jornal The New York Times divulgou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quinta-feira (8), apontando que a terra e os recursos hídricos do mundo estão sendo explorados a “taxas sem precedentes”, advertindo que essa exploração combinada com a mudança climática está colocando uma pressão extrema sobre a capacidade da humanidade de se alimentar.

O relatório, preparado por mais de 100 especialistas de 52 países foi divulgado de forma resumida em Genebra hoje, e descobriu que a janela para lidar com a ameaça está se fechando rapidamente. Meio bilhão de pessoas já vivem em lugares que se transformam em deserto, e o solo está sendo perdido entre 10 e 100 vezes mais rápido do que está se formando, segundo o relatório.

A partir do relatório o NY Times aponta que a mudança climática tornará essas ameaças ainda piores, à medida que inundações, secas, tempestades e outros tipos de condições meteorológicas extremas ameaçam interromper e, com o tempo, encolher, o suprimento global de alimentos. Atualmente, mais de 10% da população mundial continua subnutrida, e alguns autores do relatório alertaram em entrevistas que a escassez de alimentos pode levar a um aumento na migração transfronteiriça.

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + três =