Conecte-se conosco

Mundo

Ministra diz que França não assinará acordo UE-Mercosul porque Brasil ‘não respeita a Amazônia’

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse no fim de agosto que havia decidido bloquear o acordo UE-Mercosul.

A França não assinará o acordo entre União Europeia e Mercosul sobre questões agrícolas nas condições atuais, afirmou nesta terça-feira a ministra francesa do Meio Ambiente, Elisabeth Borne. “Não podemos assinar um tratado comercial com um país que não respeita a floresta Amazônica, que não respeita o tratado de Paris (do clima). A França não assinará o acordo do Mercosul nessas condições”, disse a ministra à emissora de televisão BFM.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse no fim de agosto que havia decidido bloquear o acordo UE-Mercosul , acusando o presidente Jair Bolsonaro de minimizar as preocupações com as mudanças climáticas, o que atraiu críticas da Alemanha e do Reino Unido .

Mas o governo francês não está sozinho na sua cruzada contra o acordo comercial entre os dois blocos. O primeiro-ministro da Irlanda igualmente ameaçou votar contra o acordo e atribuiu sua posição ao fato de o Brasil não respeitar seus “compromissos ambientais” .

Boicote

Em setembro, o parlamento austríaco aprovou uma moção rejeitando a proposta de um pacto de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul e também citou as queimadas na Amazônia como a razão para a oposição ao tratado. Fontes do governo brasileiro dizem que as reações como a do Legislativo da Áustria e as críticas e ameaças dos governo francês e irlandês já eram esperadas e não preocupam o Itamaraty.

O boicote de empresas estrangeiras a produtos nacionais, porém, já é real. No fim de agosto, a dona das marcas Kipling e Timberland , informou que não mais comprará couro de fornecedores brasileiros. Poucos dias depois, a H&M, segunda maior varejista de moda do mundo, também interrompeu as importações de couro brasileiro .

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80