Conecte-se conosco

Mundo

Mercados editorial e de jornalismo se unem para lançar iniciativa global inédita sobre IA

O documento, chamado de “Os Princípios Globais para Inteligência Artificial”, têm como objetivo orientar o desenvolvimento, a implementação e a regulamentação de sistemas e aplicativos de IA confiáveis.

Nesta quarta-feira, 26 organizações internacionais — incluindo o Grupo de Diários América (GDA), do qual O GLOBO faz parte — se uniram para lançar uma iniciativa inédita sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no mercado criativo.

O documento, chamado de “Os Princípios Globais para Inteligência Artificial”, têm como objetivo orientar o desenvolvimento, a implementação e a regulamentação de sistemas e aplicativos de IA confiáveis, e garantir que o impacto da tecnologia no setor caminhe junto de uma estrutura ética e responsável, sem abrir mão da inovação. O texto é assinado por instituições que representam empresas de jornalismo e entretenimento, editoras e publicações acadêmicas ao redor do mundo.

As organizações, por exemplo, orientam desenvolvedores de sistemas de IA a seguir algumas diretrizes como o respeito à propriedade intelectual de conteúdos originais e transparência sobre a inclusão de obras autorais em dados usados para treinar a tecnologia, incluindo a atribuição clara de um conteúdo original aos seus respectivos autores.

A iniciativa ainda destaca a importância de que os modelos de IA não sejam usados para fins anticoncorrenciais que prejudicam o setor criativo (como facilitar abusos de posição dominante, excluir rivais do mercado ou criar discriminação quando se trata de os editores exercerem o seu direito de escolher a forma como o seu conteúdo é utilizado) , e que respeitem os direitos humanos, a privacidade dos usuários e as legislações internacionais.

Os “Princípios Globais para a IA” também reforçam a necessidade de promover fontes de informação confiáveis e de reconhecer o papel inestimável dos profissionais na criação de conteúdos de qualidade que possam servir para o eventual treinamento das bases de dados usadas por sistemas de IA. De acordo com o documento, a “apropriação indevida e indiscriminada de nossa propriedade intelectual pelos sistemas de IA é antiética, prejudicial e uma violação de nossos direitos protegidos”.

Para Danielle Coffey, CEO da News Media Alliance, associação que representa aproximadamente 2.000 jornais nos Estados Unidos e Canadá, a iniciativa demonstra como “a ampla concordância dos editores de todo o mundo de que sua propriedade intelectual, que é o produto de investimentos significativos feitos para fornecer conteúdo jornalístico e criativo de qualidade, deve ser reconhecida e respeitada”.

— Os sistemas de IA são tão bons quanto o conteúdo que usam para treiná-los e, portanto, os desenvolvedores da tecnologia de IA generativa devem reconhecer e compensar os editores pelo enorme valor que seu conteúdo contribui para o desenvolvimento desses sistemas — defendeu Coffey.

Angela Mills Wade, diretora-executiva do Conselho Europeu de Editores, avalia que o documento abre caminho para “uma poderosa convergência de inovação e desenvolvimento ético da IA”.

— Convidamos os órgãos reguladores a estabelecerem estruturas legais que impulsionem a inovação e criem novas oportunidades de negócios, garantindo que a IA se desenvolva de forma responsável e sustentável para os setores editorial e jornalístico, respeitando plenamente seus direitos de propriedade intelectual — destacou Wade.

O texto completo do documento está disponível na íntegra neste link. As organizações signatárias incluem:

AMI – Colombian News Media Association
Asociación de Entidades Periodísticas Argentinas (Adepa)
Association of Learned & Professional Society Publishers
Associação Nacional de Jornais (Brazilian Newspaper Association) (ANJ)
Czech Publishers’ Association
Danish Media Association
Digital Content Next
European Magazine Media Association
European Newspaper Publishers’ Association
European Publishers Council
FIPP
Grupo de Diarios América (GDA)
Inter American Press Association
Korean Association of Newspapers
Magyar Lapkiadók Egyesülete (Hungarian Publishers’ Association)
NDP Nieuwsmedia
News/Media Alliance
News Media Association
News Media Canada
News Media Europe
News Media Finland
News Publishers’ Association
Nihon Shinbun Kyokai (The Japan Newspaper Publishers & Editors Association)
Professional Publishers Association
STM
World Association of News Publishers (WAN-IFRA)

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + onze =