Conecte-se conosco

Mundo

Líderes falam sobre futuro da Europa após Brexit

Presidentes da Comissão, Parlamento e Conselho europeus partilharam a visão comum de que se trata de um dia peculiar

No dia em que o Reino Unido sai finalmente da União Europeia (UE), mais de três anos depois de um referendo que ditou o destino dos britânicos, os líderes das três grandes instituições europeias reuniram-se hoje (31), em Londres, para falar sobre o futuro da Europa.
Os presidentes da Comissão, Parlamento e Conselho europeus partilharam a visão comum de que este é um dia peculiar e aproveitaram para lançar avisos ao Reino Unido quanto às negociações para um possível acordo comercial.
David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu, abriu o discurso desta sexta-feira ao falar sobre o Brexit (abreviação de Britain Exit, que significa “Saída Britânica”). “É um dia peculiar para a Europa, em que começa uma nova fase. À meia-noite, o Reino Unido sairá da UE e, após três anos de discussões, faremos um balanço com os nossos amigos britânicos. A União Europeia acabou por se beneficiar desta situação, uma vez que se tornou ainda mais unida”, declarou.
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, tem a mesma opinião. “Este é um dia excepcional para a União Europeia, e hoje provavelmente temos sentimentos mistos”, afirmou.
“Nunca é um momento feliz quando alguém parte, mas estamos abrindo um novo capítulo e vamos dar toda a nossa energia para a construção de uma União Europeia mais forte e mais ambiciosa”, definiu.
Michel Barnier, até agora negociador-chefe da UE para o Brexit, já tinha alertado que a União Europeia apenas concordará com um acordo de livre comércio caso o Reino Unido aceite manter as normais europeias para o ambiente e para os direitos dos trabalhadores. “O acesso aos nossos mercados será proporcional aos compromissos relativos às regras comuns”, frisou em outubro, em entrevista a publicações europeias.
“A força não está no isolamento, mas na união” disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Ela considera a concretização do Brexit um ponto para a UE. “Quando o sol nascer amanhã, abre-se um novo capítulo para a nossa união”, declarou. “Durante estes mais de 47 anos, a nossa união ganhou um ímpeto político, tornou-se um poder econômico muito forte”.

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80