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Implantação de nova faixa do 5G nos EUA é adiada por risco de interferência em voos

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a fabricante brasileira de aviões Embraer farão um estudo detalhado sobre a possibilidade de o 5G, interferir nos sistemas de navegação de aviões no país.

Empresas aéreas americanas entraram em acordo com teles para adiar implementação de nova faixa de 5G. (foto Dieu Nalio _Reuters)

As companhias aéreas americanas, que ameaçaram processar as operadoras de telefonia AT&T e Verizon para que atrasassem o lançamento de nova faixa da tecnologia 5G, previsto para esta quarta-feira,05/01, disseram na noite de segunda-feira que haviam chegado a um acordo de princípio para adiar a implementação até 19 de janeiro.

As aéreas temem possíveis interferências em dispositivos a bordo de aeronaves, em especial com os altímetros, com a entrada em serviço do 5G, inicialmente prevista para 5 de dezembro.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a fabricante brasileira de aviões Embraer farão um estudo detalhado sobre a possibilidade de o 5G, a quinta geração de telefonia móvel, interferir nos sistemas de navegação de aviões no país.

As companhias se preparavam para entrar com uma ação judicial para obter o adiamento e modificações técnicas na implantação da rede de conexão de alta velocidade. Durante esse “intervalo de duas semanas”, as alterações feitas nas instalações do aeroporto, em particular, precisarão ser revistas pela autoridade reguladora da aviação federal dos EUA, a FAA, “para garantir que atendam a todas as condições de segurança para voos”.

Mas, de acordo com representantes da indústria aérea, um acordo de última hora foi feito primeiro com a operadora AT&T, depois com a Verizon, para atrasar novamente em 15 dias, para 19 de janeiro, o estabelecimento de novas bandas de frequência 5G.

As bandas de frequência de 3,7 a 3,8 GHz foram concedidas à AT&T e Verizon em fevereiro, após uma oferta de dezenas de bilhões de dólares.

Diante da preocupação com possíveis problemas de interferência com dispositivos que medem altitude em aviões, a FAA emitiu novas diretrizes que limitavam o uso desses dispositivos em aviões em certas situações.

Mas as companhias aéreas americanas protestaram contra os possíveis custos que a aplicação das novas disposições acarretaria e pediram às autoridades que encontrassem uma solução rapidamente.

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Uma porta-voz da AT&T confirmou à AFP que havia chegado a um acordo com o Ministério dos Transportes dos Estados Unidos e “concordou em mais duas semanas para a implantação do serviço”.

— As duas operadoras concordam em não implantar a tecnologia 5G em 5 de janeiro, ou seja, nesta quarta-feira, mas em 19 de janeiro — disse um funcionário do setor de aviação civil.

A Verizon e a AT&T haviam rejeitado um pedido das autoridades no domingo para um novo adiamento entrada da rede 5G.

A informação é do jornal O Globo.

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