Conecte-se conosco

Mundo

Gaza anuncia balanço de 67.869 mortos em dois anos de guerra com Israel

Dados foram divulgados pelo governo controlado pelo Hamas; presidente dos EUA, Donald Trump anunciou fim da guerra após cessar-fogo.

gaza-anuncia-balanco-de-67-869

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, anunciou nesta segunda-feira que o número de mortos em dois anos de guerra com Israel chega a 67.869.

“O balanço total da agressão israelense desde 7 de outubro de 2023 é de 67.869 mártires”, declarou o ministério, destacando que continua recuperando os corpos das pessoas falecidas durante o conflito.

O presidente americano Donald Trump declarou encerrada a guerra em Gaza após entrar em vigor, na sexta-feira, o cessar-fogo entre Hamas e Israel, graças a um plano em 20 pontos promovido por ele.

Reféns libertados

O Hamas entregou os reféns israelenses capturados durante o atentado de 7 de outubro de 2023 na manhã desta segunda-feira (madrugada em Brasília), após 738 dias de cativeiro no enclave palestino.

Os sobreviventes foram entregues a equipes do Cruz Vermelha, responsáveis por intermediar a entrega ao Exército israelense, segundo os termos do acordo de cessar-fogo firmado entre as duas partes no Egito, mediado por Catar e EUA.

Ao todo, 20 reféns com vida foram libertados nesta manhã, sem qualquer tipo de cerimônia pública por parte do Hamas.

Um primeiro grupo de sete reféns foi entregue por volta das 08h10 (02h10 em Brasília): Eitan Mor, os irmãos gêmeos Gali e Ziv Berman, Matan Angrest, Guy Guilboa-Dalal, Alon Ohel e Omri Meiran. A equipe da Cruz Vermelha transferiu o grupo aos militares israelenses por volta das 09h10 (03h10 em Brasília), segundo um comunicado oficial do Exército.

O Hamas informou pouco após às 10h25 (04h25 em Brasília) que a entrega de um segundo grupo à Cruz Vermelha havia começado. O anúncio foi feito pouco após o desembarque do presidente dos EUA, Donald Trump, no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv. Outros 13 reféns foram soltos após a chegada do republicano, completando a lista divulgada horas antes pelo grupo palestino.

Inicialmente, as forças israelenses falavam em 22 reféns vivos a serem libertados, mas os nomes do nepalês Bipin Joshi e de Tamir Nimrodi não apareceram na lista final.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =