Mundo
Fumaça branca: americano Robert Prevost foi escolhido o Papa Leão XIV
Pontífice foi escolhido na quinta votação dos cardeais.

A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), mostrando que cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica. O americano Robert Prevost foi anunciado como o Papa Leão XIV. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/05/08/quem-e-francis-prevost-novo-papa.htm?cmpid=copiaecola
Os sinos da Capela Sistina tocaram, indicando que os 133 cardeias que estavam confinados desde a manhã de quarta-feira (7) escolheram o cardeal que vai substituir o papa Francisco.
Minutos apos a fumaça branca, o Vaticano afirmou também que o novo pontífice “aparecerá em breve”.
A eleição de um novo pontífice também seguiu a tendência das duas eleições de papa anteriores, em 2005 e 2013, e ocorreu no 2º dia do conclave. Desta vez, havia a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior.
O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti,foi à varanda central da Basílica de São Pedro para anunciar aos fiéis as palavras “habemus papam”.
Em cerca de quatro a cinco dias deve ser feita a primeira missa do novo papa.
O novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti.
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.
Primeiro papa norte-americano da história, ele liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco, além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor.
Prevost construiu sua carreria eclesiástica no Peru é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal, indicando que os cardeais seguiram a tendência apontada antes do conclave de que deveriam escolher um nome de continuidade e perfil pragmático. Ele fez menção ao antecessor em seu primeiro discurso nesta quinta.
“Obrigado, papa Francisco”, disse.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário