Conecte-se conosco

Mundo

Fora do ar: usuários relatam falhas em WhatsApp, Instagram e Facebook em vários países

A empresa no Brasil informou que está investigando a situação. Andy Stone, executivo de comunicações do Facebook, publicou no Twitter um posicionamento da empresa sobre o caso.

Usuários do WhatsApp, Facebook e Instagram relataram que estão enfrentando falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens das redes sociais na tarde desta segunda-feira.

A empresa no Brasil informou que está investigando a situação. Andy Stone, executivo de comunicações do Facebook, publicou no Twitter um posicionamento da empresa sobre o caso.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, escreveu.

O Instagram também emitiu comunicado: “O Instagram e os amigos estão passando por um momento difícil e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso!”.

O serviço Down Detector, que monitora problemas e quedas de sites em tempo real, apresenta o problema como algo generalizado. O pico de reclamações sobre o WhatsApp chegou a mais de 50 mil às 12h50.

A página Web do Facebook sugere um erro de Sistema de Nomes de Domínio (DNS, na sigla em inglês). Esse sistema é responsável por localizar e traduzir para números de IP os endereços dos sites que um internauta insere em um navegador.

O assunto já é o mais comentado do Twitter no Brasil, com mais de um milhão de postagens. Muitos internautas relatam que fizeram testes com suas conexões de internet antes de perceberem que o problema era das plataformas. O nome de Zuckerberg, dono do grupo Facebook, também foi citado em alguns memes compartilhados por usuários.

Delatora

A gerente de produto que trabalhou na equipe de desinformação cívica da rede social antes de deixar a companhia em maio, usou os documentos para revelar danos que teriam sido causados pela empresa. Ela entregou vários dos documentos ao The Wall Street Journal, que desde o mês passado vem publicando as informações.

Em uma entrevista ao “60 minutes”, programa jornalístico da CBS News, Frances, de 37 anos, afirmou: “Eu já conhecia um monte de redes sociais e era substancialmente pior no Facebook do que em qualquer outra que eu tivesse conhecido antes”. E complementou: “Facebook, repetidamente, mostrou que prefere o lucro à segurança”.

O holofote sobre Frances deve ficar ainda mais forte. Está marcado para esta terça-feira seu depoimento no Congresso americano sobre o impacto do Facebook em jovens usuários.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 3 =