Conecte-se conosco

Mundo

EUA ameaça países das Américas com mesma intervenção da Venezuela, indica documento

Documento divulgado pelo Departamento de Guerra informa que restaurará a supremacia militar norte-americana no Hemisfério Ocidental.

eua-ameaca-paises-das-americas

O novo documento da Estratégia Nacional de Defesa, do Departamento de Guerra do governo dos Estados Unidos, foi divulgado na sexta-feira (23/1). Nele, há recados diretos para os países das Américas, do vizinho Canadá aos latinos, aos quais se refere genericamente como “Hemisfério Ocidental”.

Assinado pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, o documento detalha que o órgão fará uma defesa ativa e destemida dos interesses dos Estados Unidos em todo o Hemisfério Ocidental.

“Garantiremos o acesso militar e comercial dos EUA a terrenos estratégicos, especialmente o Canal do Panamá, o Golfo da América e a Groenlândia”, destaca.

“Nos envolveremos de boa fé com nossos vizinhos, do Canadá aos nossos parceiros na América Central e do Sul, mas garantiremos que eles respeitem e façam sua parte para defender nossos interesses comuns. E onde eles não o fizerem, estaremos prontos para tomar medidas focadas e decisivas que promovam concretamente os interesses dos EUA”, acrescenta.

Segundo o documento, trata-se do “Corolário Trump à Doutrina Monroe, e as forças armadas americanas estão prontas para aplicá-lo com rapidez, poder e precisão, como o mundo viu na Operação Absolute Resolve”.

A Absolute Resolve foi uma ação militar e de inteligência secreta dos EUA, executada no início de janeiro de 2026, que resultou na captura do então presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a esposa dele, Cilia Flores.

“Após anos de negligência, o Departamento de Guerra restaurará a supremacia militar americana no Hemisfério Ocidental. Usaremos essa supremacia para proteger nossa pátria e nosso acesso a terrenos estratégicos em toda a região”, reforça.

“Corolário Trump à Doutrina Monroe”, ou “Doutrina Donroe”, como vem sendo chamado, é a reativação agressiva de uma política externa de 1823, focada principalmente em reafirmar a hegemonia total dos EUA no Hemisfério Ocidental.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − nove =