Mundo
EUA adotam nova regra para entrevista de visto já no dia 2; veja o que muda
Governo Trump que tem dificultado o acesso de estrangeiros aos documentos para viajar para os EUA, argumentando maior controle da imigração ilega

Foto:Reprodução/Instagram/@realdonaldtrump
O Departamento de Estado dos EUA anunciou que candidatos a visto com menos de 14 anos e mais de 79 agora também passarão por entrevistas para obter vistos de não imigrante — que inclui o de turismo (B1/B2). A mudança entre em vigor em 2 de setembro.
O que mudou e por quê?
Até então, visitantes destas faixas etárias não eram obrigados a passar pela conversa com um oficial consular, apenas a avaliação de seu formulário e entrega de documentos. Mas esta é apenas mais uma de uma série de medidas do governo Trump que tem dificultado o acesso de estrangeiros aos documentos para viajar para os EUA, argumentando maior controle da imigração ilegal.
A partir de 02 de setembro, algumas categorias de solicitantes de visto terão novas regras para saber se precisam fazer entrevista presencial. Veja quem ainda pode ser elegível e quais são os novos critérios.
A exigência vale para candidatos de todos os países dos quais os EUA exigem visto, como é o caso do Brasil. Mas os EUA mantiveram algumas exceções à regra. Seguem dispensados de passar por entrevista os candidatos a vistos:
A-1, A-2, C-3: funcionários de governos estrangeiros e familiares, exceto funcionários pessoais, em trânsito ou chegando aos EUA;
G-1, G-2, G-3, G-4: funcionários ou autoridades de organizações internacionais e seus familiares;
NATO-1 a NATO-6: oficiais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar dos EUA) e seus familiares;
TECRO E-1: investidores e comerciantes de países com os quais os EUA mantêm tratado, em funções oficiais;
Candidatos de vistos diplomáticos e/ou autoridades;
Candidatos a renovação de vistos B1/B2 (de turista ou negócios), ou ainda titulares de um Cartão de Cruzamento de Fronteira (para mexicanos) próximo a vencer ou que tenha vencido há menos de 12 meses –e que tivessem pelo menos 18 anos quando o último visto foi emitido.
Com informações do Uol
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário