Conecte-se conosco

Mundo

Estados Unidos sinalizam que podem deixar de financiar a Organização Mundial da Saúde

Secretário de Estado, Mike Pompeo, voltou a criticar agência das Nações Unidas e disse que país estuda criação de uma nova estrutura

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que a pandemia de Covid-19 mostra a necessidade de reformar a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que os Estados Unidos podem deixar de financiar a agência das Nações Unidas.

Enquanto Pompeo renovava seus ataques à OMS, democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos acusavam o governo Donald Trump de tentar fazer a OMS de “bode expiatório” para desviar a atenção do modo como está lidando com o surto de coronavírus. em carta, eles pediram a reativação imediata do financiamento dos EUA, suspenso na semana passada, depois de Trump acusar a agência de ser “chinacêntrica” e de divulgar “desinformação” chinesa sobre o surto.

Na noite de quarta-feira, Pompeo disse à rede Fox News que precisa haver um “reparo estrutural da OMS” para corrigir suas “limitações”. “Pode ser o caso de os Estados Unidos nunca poderem voltar a subscrever, a destinar dólares dos contribuintes dos EUA à OMS”, disse.

Em uma entrevista a um programa de rádio na quinta-feira, Pompeo foi indagado se vê um momento em que a OMS pode ser suplantada por outra organização. “Estudaremos exatamente este assunto”, respondeu. “Se a instituição trabalha e funciona, os Estados Unidos sempre liderarão e serão parte dela. Quando não estiver dando conta, quando na verdade estiver sendo incapaz de dar os resultados que são desejados, trabalharemos com parceiros de todo o mundo para oferecer uma estrutura, uma forma, um modelo de governança que realmente cumpram os objetivos visados”.

Os EUA são os maiores doadores da OMS. No ano passado, cerca de 15% do orçamento da agência foi composto de contribuições norte-americanas.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + treze =