Mundo
Cuba registra temperatura mínima recorde de 0°C
O recorde climático ocorre em um momento de extrema fragilidade para a ilha, que viu o turismo sofrer uma queda acentuada em 2025
Divulgação/Governo de Cuba
Cuba registrou, na madrugada de terça-feira (3), a temperatura mais baixa de sua história, ao atingir 0°C, em meio a uma crise econômica profunda. A estação meteorológica de Indio Hatuey, na província de Matanzas, marcou a mínima. Foi a primeira vez em que o país alcançou o ponto de congelamento, superando o recorde anterior de 0,6°C, registrado em 1996.
O fenômeno, provocado por uma massa de ar polar vinda da América do Norte, causou geada em plantações e foi sentido até na Flórida, onde iguanas caíram das árvores devido ao frio intenso.
O recorde climático ocorre em um momento de extrema fragilidade para a ilha, que viu o turismo sofrer uma queda acentuada em 2025, fechando o ano com 1,8 milhão de visitantes, valor muito abaixo da meta oficial de 2,6 milhões.
O setor, que é uma das principais fontes de renda do país, registrou uma redução de 17,8% em comparação a 2024, afetado por apagões recorrentes, escassez de produtos e falta de combustível.
Países como Canadá, Espanha e Reino Unido chegaram a emitir alertas para que viajantes redobrem precauções, enquanto a Argentina recomendou evitar deslocamentos para a ilha devido às falhas nos serviços públicos e suprimentos sanitários.
As informações são do G1
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário