Conecte-se conosco

Mundo

Cessar-fogo em Gaza: Hamas entrega 20 reféns após 738 dias de cativeiro

Pela primeira vez em mais de dois anos, grupo radical Hamas e aliados não mantêm nenhum refém vivo.

cessar-fogo-em-gaza-hamas-entr

O Hamas libertou nesta segunda-feira os 20 reféns israelenses que permaneciam vivos em seu poder na Faixa de Gaza. Eles estavam entre as 251 pessoas sequestradas em 7 de outubro de 2023, quando o grupo terrorista invadiu Israel e matou cerca de 1.200 pessoas.

A libertação faz parte do acordo de cessar-fogo firmado entre Israel e Hamas. Desde o início da ofensiva israelense em resposta ao ataque, mais de 67 mil pessoas morreram em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.

Os reféns resgatados incluem jovens que participavam do festival de música Nova, soldados capturados em combate e civis levados de kibutzim próximos à fronteira. Todos foram submetidos a exames médicos e estão sob acompanhamento psicológico após 25 meses de cativeiro.Pela primeira vez em mais de dois anos, grupo radical Hamas e aliados não mantêm nenhum refém vivo.

Pela primeira vez em mais de dois anos, o grupo radical e seus aliados não mantêm nenhum refém vivo no território palestino. Todos os 20 que foram sequestrados e ainda estavam vivos estão agora sob custódia israelense.

Mais quatro reféns eram mantidos pelo grupo antes do ataque. Os corpos de 26 pessoas, que foram declarados mortas, continuam na Faixa de Gaza e devem ser libertados em breve.

Há ainda outros dois reféns adicionais cujo status é incerto. O governo israelense já havia declarado haver “graves preocupações” sobre os destinos deles.

O governo israelense deve libertar 250 palestinos que cumprem longas penas de prisão.

Além disso, 1.718 detidos que estavam presos em Israel sem acusação desde o início da guerra em Gaza também serão libertados. O primeiro ônibus já está na Faixa de Gaza, informou a Sociedade de Prisioneiros Palestinos.

Multidões se reuniram no território palestino para aguardar o retorno, hospitais se preparam para receber os detidos.

Saiba quem são os 20 reféns libertados vivos:

Bar Abraham Kupershtein
Evyatar David
Yosef-Chaim Ohana
Segev Kalfon
Avinatan Or
Elkana Bohbot
Maxim Herkin
Nimrod Cohen
Matan Angrest
Matan Zangauke
Eitan Horn
Eitan Abraham Mor
Gali Berman
Ziv Berman
Omri Miran
Alon Ohel
Guy Gilboa-Dalal
Rom Braslavski
Ariel Cunio
David Cunio

O governo israelense afirmou que 26 reféns estão mortos. Além disso, os restos mortais de outro refém, o soldado Hadar Goldin, das Forças de Defesa de Israel, estão mantidos lá desde 2014, quando ele foi morto e teve o corpo levado para a Faixa de Gaza.

Uma mulher, Inbar Hayman, está entre as pessoas que foram declaradas mortas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + três =