Mundo
Agência diz que governo Trump vai devolver navio petroleiro para a Venezuela
Navio tinha bandeira panamenha e foi apreendido pelo governo norte-americano no dia 7 de janeiro.
O governo dos Estados Unidos está devolvendo à Venezuela um navio petroleiro que havia sido interceptado pela guarda costeira norte-americana. É o primeiro navio que Washington devolve para Caracas. A informação foi revelada pela agência de notícias Reuters através da confirmação de duas fontes do governo americano.
Segundo a Reuters, o navio é o M/T Sophia tinha bandeira panamenha, ele havia sido capturada no último dia 7 de janeiro quando estava carregado com petróleo. O navio é considerado um cargueiro de grande capacidade e pode transportar até 2 milhões de barris de petróleo.
Na época de sua apreensão, o governo de Donald Trump afirmou que o navio “pertencia à frota clandestina” e sancionou o cargueiro. Ainda de acordo com a Reuters, as motivações para a devolução do navio não foram esclarecidas pelas fontes consultadas pelo veículo.
Além disso, não ficou claro se o cargueiro está sendo devolvido com ou sem o petróleo que transportava no momento em que foi interceptado pela força norte-americana. O petróleo venezuelano foi alvo de sanções da administração Trump e, desde o último ano, sete navios com petróleo da Venezuela foram apreendidos pelos EUA.
Desde que retornou ao poder para seu segundo mandato, Donald Trump demandou esforços para a América Latina e empenhou uma força tarefa para a Venezuela nos últimos meses. Ainda nos primeiros dias de 2026, o republicano realizou uma operação que culminou na derrubada de Nicolás Maduro do poder.
A ação militar resultou na prisão do autocrata venezuelano e sua esposa, que foram levados para os Estados Unidos, onde seriam julgados. Desde então, o administração Trump anunciou um plano para controlar a produção de petróleo da Venezuela, com a alegada intenção de reconstruir a indústria petroleira de Caracas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário