Conecte-se conosco

Manaus

Prefeito David Almeida entrega Mensagem Governamental na Câmara Municipal de Manaus

Para este ano, o prefeito reafirmou seu compromisso em continuar com as obras em ritmo acelerado, em todas as áreas.

prefeito-david-almeida-entrega

Na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus, na manhã desta terça-feira, 6/2, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou a Mensagem Governamental e destacou os avanços que chamou de históricos da gestão nos últimos três anos, em todas as zonas da cidade. Dentre eles, citou revitalizações de unidades de saúde, escolas, mercados e feiras e centros de assistência social, construção de complexos viários, renovação da frota de ônibus, recuperação de ruas e geração de emprego e renda.

Para este ano, o prefeito reafirmou seu compromisso em continuar com as obras em ritmo acelerado, em todas as áreas, com o apoio dos servidores municipais e mantendo parcerias para Manaus seguir mais desenvolvida, mais humana e com mais oportunidades para a sua população.

Ele disse que, na área da saúde, os grandes destaques foram para o aumento da cobertura da atenção básica, que passou de menos de 50% para 81%, revitalização de 68 unidades de saúde (23 entregues em 2023), implementação de três unidades de saúde da mulher, além da valorização dos profissionais de saúde, o que fizeram Manaus chegar no topo do ranking nacional, agora por sete quadrimestres seguidos, pelo Ranking Previne Brasil/2024.

E na educação, citou saldo de 334 escolas revitalizadas, implementação do Passe Livre Estudantil, melhoria e ampliação da merenda escolar, melhor remuneração dos profissionais da educação e cumprimento da data-base, promoções e progressões.

Também citou a reforma de 12 Centros de Referência e Especializados de Assistência Social (Cras e Creas), com as cozinhas comunitárias e restaurantes Prato do Povo, que juntos servem mais de 2 milhões de refeições; e com as ações desenvolvidas pela Fundação Dr. Thomas, que atendeu mais de 9 mil idosos somente em 2023.

Também destacoua Operação Estiagem, envolvendo várias secretarias municipais, para minimizar os impactos da vazante histórica na região: atendeu mais de 23 mil pessoas em 81 comunidades rurais, com cestas básicas, água potável e kits de higiene pessoal.

Na área da infraestrutura, David Almeida elencou mais de 2,7 mil ruas recapeadas pelo programa “Asfalta Manaus”; revitalização de praças, órgãos públicos e complexos esportivos; contenção de grandes erosões, alargamento de vias e construção de complexo viário. Além da reforma de terminais de integração e de paradas de ônibus, renovação de 317 novos coletivos, entrega dos primeiros veículos elétricos, e instalação de 50 semáforos inteligentes para melhorar o trânsito da cidade.

E mais: universalização do serviço de água potável e encanada e com 26% dos domicílios com coleta e tratamento de esgoto (meta de chegar a 38% já a partir deste ano), destacando-se na Pesquisa Ranking do Saneamento 2023, como a capital do Norte do país que mais investiu nessa área; ações de limpeza pública, como ruas e igarapés; apoio e incentivo ao esporte e a atletas de alto rendimento, coroando Manaus com o reconhecimento de Cidade Sul-Americana do Desporto 2024, concedido pelo Parlamento Europeu.


Metas para 2024

Dentre as inúmeras entregas previstas para este ano, David Almeida informou que continuará com as revitalizações de escolas, unidades de saúde, mercados e feiras e centros de assistência social.

Este ano, também disse que irá entregar: complexo viário Rei Pelé, na bola do Produtor; complexo mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente, no Centro; segunda etapa do parque Amazonino Mendes, e parque Encontro das Águas Rosa Almeida, no bairro Colônia Antônio Aleixo.

Também estão nesse grande pacote de obras mais de 2 mil novas ruas recapeadas e a ordem de serviço para mais dois complexos viários; três novas creches a serem entregues; concretização do maior programa habitacional da história de Manaus, que irá construir cerca de 8.600 moradias somente neste ano, mas que chegará a mais de 17 mil famílias nos próximos anos, e muito mais.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =