Conecte-se conosco

Manaus

Plataforma flutuante de atracação de barcos do Porto de Manaus se parte e afunda no Rio Negro

O desprendimento, conforme o Porto de Manaus, ocorreu devido ao furto de tampas de vedação das boias.

Uma das balsas de atracação do Porto de Manaus afundou no rio Negro, no fim da tarde desta sexta-feira (17/06). Em vídeos que circulam na internet, é possível ver parte da plataforma 2, que recebe as embarcações, se partindo ao meio.

Em um dos vídeos, uma testemunha disse que aproximadamente 15 embarcações foram obrigadas a sair às pressas da plataforma, onde estavam ancoradas. Nas imagens, é possível ver pessoas correndo da balsa que afundava no local.

Não se tem notícias até o momento de vítimas. A equipe do 18 Horas/Rádio Mix tentou contato com a gerência do Porto de Manaus, mas as chamadas foram ignoradas.

Segundo o Porto de Manaus, duas ou mais linhas de boias se desprenderam devido à pressão da água por baixo contra o peso de caminhões e cargas por cima.

O desprendimento, conforme o Porto de Manaus, ocorreu devido ao furto de tampas de vedação das boias. Nenhuma embarcação foi danificada, não houve feridos, nem danos ambientais. As operações estão paralisadas, especificamente no flutuante das torres.

“Os módulos naufragados serão retirados da água para restauro. Uma parte nova será posicionada no Roadway para minimizar problemas operacionais e garantir o pleno funcionamento de flutuantes antigos que permanecem íntegros”, destacou o Porto, em nota.

Ainda segundo a nota do Porto, uma equipe de manutenção da empresa de Revitalização do Porto de Manaus S/A está no local, preservando a segurança de todos, com a situação sob total controle. “Além disso, está em contato com as autoridades pra fazer o levantamento de danos, apurar os fatos e recuperar a área o mais breve possível”.