Conecte-se conosco

Manaus

Neblina cobre Manaus no início da semana; setor de trânsito emite alerta aos motoristas

Essa é a segunda vez que o fenômeno volta a ocorrer em menos de um mês. No dia 6, a cidade também registrou neblina em vários pontos.

neblina-cobre-manaus-no-inicio

No Conjunto Morada do Sol, na Zona Centro-Sul, a neblina encobriu prédios e torres de transmissão.(Foto: Matheus Castro/g1)

Manaus amanheceu sob forte neblina nesta segunda-feira (27). Diante da possibilidade da neblina permanecer, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) emitiu um alerta para os motoristas. O órgão de trânsito orientou o condutor a reduzir a velocidade, acender as luzes e redobrar a atenção nas vias da capital.

A neblina é um fenômeno atmosférico e surge quando o solo está úmido, em razão principalmente das chuvas que ocorreram, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água, explica a meteorologia.

Essa água tende a se condensar durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, formando a fumaça branca.

O fenômeno está relacionado com a presença de umidade no ar e com as baixas temperaturas. O nevoeiro é causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor.

Também chamada de nevoeiro ou bruma, é causada pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo, isso porque o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação do vapor d’água.

Essa é a segunda vez que o fenômeno volta a ocorrer em menos de um mês em Manaus. No dia 6, a cidade também registrou neblina em vários pontos.

O Aeroporto Internacional de Manaus informou que o mau tempo ocasionou mudanças na programação de voos. Dois foram alternados e um cancelado. Até às 7h, pousos e decolagens ainda não tinham sido normalizados.

Na Avenida Via Láctea, no Conjunto Morada do Sol, na Zona Centro-Sul, a neblina encobriu prédios e torres de transmissão. O fenômeno também foi visto no Boulevard Álvaro Maia, Avenida Jornalista Humberto Calderaro e na Avenida das Torres.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =