Conecte-se conosco

Amazonas

Mesmo com reforço policial, bandidos incendeiam bancos e desafiam Forças de Segurança do Amazonas

Cúpula de Segurança Pública montou um gabinete de crise para conter atos criminosos nas cidades de Manaus, Parintins e Careiro

Na Compensa, bandidos incendiaram os terminais de caixa eletrônico neste domingo

Após o Governo do Amazonas anunciar a instalação do comitê de crise, na manhã deste domingo (06/06), para apurar os ataques em série promovidos por membros de uma facção criminosa, três agências bancárias localizadas nos bairros Compensa, Centro e Japiim, nas zonas Oeste e Sul de Manaus, e veículos de grande porte foram incendiados pelos criminosos. Em vídeos que circulam nas redes sociais, os criminosos desafiam o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates.

Desde as primeiras horas deste domingo, 17 veículos foram incendiados, sendo 14 ônibus. Toda a frota do transporte público foi recolhida às garagens neste domingo. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos e incendiada.

Em coletiva de imprensa, na manhã deste domingo, o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, informou que o policiamento estava sendo reforçado para que o direito de ir e vir da população não seja prejudicado. Mas mesmo após o anúncio do reforço, os vândalos foram às ruas atacar ônibus nos bairros da Alvorada, São José, Armando Mendes, e ainda os tratores que se encontravam no Distrito de Obras da Compensa, da Prefeitura de Manaus.

No início da tarde, os criminosos gravaram o momento exato em que eles atacam a agência da Caixa Econômica Federal, no bairro Japiim. Eles derramam gasolina sobre os terminais de caixa eletrônico e ateiam fogo. Durante a ação, eles ainda debocham do secretário Bonates, o desafiando e destacando o nome da facção criminosa.

Segundo o Governo do Amazonas, a motivação das ações de vandalismo se deu em razão da morte de um traficante. Informações iniciais, levantadas pelo departamento de inteligência da SSP-AM, apontam que a ordem de depredação partiu de um presídio. Os nomes dos mandantes também já estão sendo levantados e estes serão, posteriormente, transferidos para um presídio federal.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do disque-emergência 193, registrou, entre a noite deste sábado (05/06) e a madrugada de hoje (06/06), 17 ocorrências de incêndio em Manaus. De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foram contabilizados 16 incêndios em veículo, um em comércio e outro em um transformador de energia elétrica.

Além de Manaus, foram registrados atos criminosos nos municípios de Parintins e Careiro Castanho, neste domingo (06/06).

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80