Manaus
Mais da metade dos comerciantes de Manaus registram aumento de vendas no Dia das Mães de 2025, aponta Fecomércio-AM
Para 13% das empresas consultadas foi necessária a contratação de até 03 funcionários para atender a demanda no período.

As vendas do Dia das Mães 2025 apresentaram desempenho positivo para a maioria dos empresários de Manaus, segundo levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM). Segundo a pesquisa, mais da metade dos empresários (54%) relataram aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Para 17%, o volume comercializado se manteve estável, enquanto 29% apontaram queda.
Entre os que registraram aumento, 47% indicaram crescimento de até 10%, 44% informaram alta entre 11% e 35%, 3% relataram aumento entre 36% e 49%, e 6% disseram ter obtido mais de 50% de crescimento.
Para 13% das empresas consultadas foi necessária a contratação de até 03 funcionários para atender a demanda no período do Dia das Mães deste ano, mas para a maioria das empresas (82%) não foi necessário contratar.
O cartão de crédito foi a principal forma de pagamento utilizada pelos consumidores, citado por 50% dos entrevistados. Os pagamentos à vista, em dinheiro ou Pix, representaram 45% das vendas, enquanto o crediário ou carnê foi adotado por 5%.
Promoções e ofertas foram os principais atrativos para os clientes, apontados por 44% das empresas, seguidos por brindes e sorteios (24%) e facilidade de pagamento (19%). 13% dos lojistas não realizaram ações promocionais, e apenas 1% informou ter oferecido condições especiais de frete.
A contratação de temporários foi pontual: 13% das empresas contrataram até três pessoas, 5% entre três e dez, e 82% não precisaram reforçar as equipes.
A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de maio, com 249 empresas do comércio varejista.
Segundo a pesquisa, tanto em 2024 quanto em 2025, 54% relataram aumento nas vendas, o que sugere uma estabilidade no desempenho do comércio durante o período do Dia das Mães nesses dois anos consecutivos e que o mercado pode estar em um momento de consolidação, sem grandes oscilações no consumo.
Em 2024, 97% dos empresários disseram não ter registrado assaltos ou furtos em seus estabelecimentos no período do Dia das Mães. Em 2025, esse número caiu para 93%. Ou seja, houve uma leve piora na segurança percebida pelos empresários no período do Dia das Mães: uma queda de 4 pontos percentuais. O que indica que mais empresários enfrentaram ocorrências de segurança em 2025 do que em 2024.
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