Conecte-se conosco

Manaus

Golpistas usam números de telefones da prefeitura de Manaus para pedir dinheiro via whatsapp

Prefeitura de Manaus alerta que os golpes são praticados por aplicativos de mensagens de telefones corporativos que tiveram linhas clonadas.

A Prefeitura de Manaus orienta a população a não atender a nenhuma solicitação de pagamento ou transferência via PIX feita por meio de aplicativo de mensagens de linhas móveis (celulares corporativos), utilizados por servidores de todos os órgãos da administração municipal.

A equipe da Divisão de Controle de Telecomunicações, do Departamento de Contas Públicas, da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), recebeu a notificação de ocorrências com celulares de cinco órgãos: Manausprev (1); Secretaria Municipal de Educação – Semed (2); Instituto Municipal de Planejamento Urbano – Implurb (1); Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – Semasc (1); e Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus – Ageman (1), totalizando seis linhas. Os números são disponibilizados nos portais oficiais da prefeitura, para atendimento e informações ao público.

“Tão logo tomamos conhecimento desta ocorrência, demos início a procedimentos junto à operadora de telefonia, inclusive com a substituição de linhas, quando necessário, para evitar que os aplicativos de mensagens instalados nesses celulares sejam utilizados para lesar a população. Estamos orientando os servidores que adotem as medidas de segurança indicadas para que não aconteça com outras linhas”, alertou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

A Divisão de Controle de Telecomunicações da Semad começou a receber as notificações de servidores no dia 5 deste mês e está tomando as medidas cabíveis quanto às linhas cujos aplicativos de mensagens foram clonados.

A orientação é que os servidores que utilizem linhas corporativas ativem a verificação em duas etapas nos aplicativos, a fim de adicionar uma camada de segurança às contas, visto que essa medida exige um código de acesso complementar além do número de telefone para a realização de login, dificultando assim o acesso não autorizado, ainda que o número de telefone seja clonado.

Passo a passo

Abra o WhatsApp e toque em configurações. Toque em conta > confirmação em duas etapas > ativar. Insira um PIN de seis dígitos e, em seguida, confirme-o. Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em pular se não quiser adicionar um e-mail.

A Semad orienta que casos de suspeita de clonagem nos aplicativos de mensagens das linhas corporativas sejam comunicados pelo endereço de e-mail: movel.dict@manaus.am.gov.br.

Linhas clonadas

As linhas identificadas pela equipe da Divisão de Controle de Telecomunicações da Semad são:

Implurb

(92) 98855-1330

Manausprev

(92) 98842-1212

Semasc

(92) 98842-2954

Semed

(92) 98855-1042

(92) 98842-7216

Ageman

(92) 98842-5821

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 12 =