Conecte-se conosco

Manaus

Força-tarefa reúne os três níveis de governo para abrir 392 leitos para pacientes com Covid-19

Estado, União e Município devem disponibilizar de imediato 311 leitos clínicos e 81 de UTI divididos nos Hospitais Getúlio Vargas e Nilton Lins e no HPS Delphina Aziz.

Os governos do Estado, federal e municipal reuniram-se nesta segunda-feira (11) para garantir a abertura de 392 leitos exclusivos para a Covid-19 em Manaus. A reunião, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), aconteceu logo após a apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento ao Covid-19 e contou com representante das Forças Armadas, do Ministério da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Também foi tratado sobre a abertura de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) pela Prefeitura de Manaus.

“Nós ampliamos o nosso comitê com a inclusão das Forças Armadas, de representantes dos conselhos municipais de saúde, de integrantes do Ministério da Saúde e também da Prefeitura para que nós possamos ter uma celeridade maior nas discussões”, explicou o governador Wilson Lima, que participou da reunião, ao lado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e do prefeito de Manaus, David Almeida.

Na ocasião, os chefes de Governo discutiram com suas áreas técnicas, que já estão atuando integradas desde a semana passada, sobre as pendências e estratégias para garantir a abertura, de imediato, de 311 leitos clínicos e 81 de UTI. Os leitos estão prontos nos prontos-socorros Getúlio Vargas e Hospital da Nilton Lins,  restando completar o quadro de recursos humanos, principalmente médicos intensivistas. Também estão inseridos novos leitos no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz.

É preciso também ainda aumentar a oferta de oxigênio, uma vez que o principal fornecedor da rede hospitalar do Estado anunciou que está operando no limite. De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, que coordena o plano de contingência relacionado ao abastecimento de oxigênio, o consumo quintuplicou em relação à demanda normal e os governos estão apoiando o fornecedor no transporte de cargas de outros estados.

Nesta noite, mais 50 mil metros cúbicos, provenientes da fábrica da White Martins em Belém (PA), chegaram para reforçar os estoques das unidades.

O governador montou com o Comitê de Enfrentamento à Covid, no último domingo (10), uma força-tarefa para ampliar o abastecimento de oxigênio na rede estadual de saúde. Entre as medidas está o apoio das Forças Armadas no transporte do insumo de outros estados para o Amazonas e também a preparação de um chamamento público para implantação de miniusinas de oxigênio.

Need Help? Chat with us