Conecte-se conosco

Manaus

Especialistas prepararam o 3º Encontro Municipal Lixo Zero que acontece em maio

Devido à pandemia, a programação acontecerá de forma on-line, como vem sendo feito desde o ano passado

Especialistas discutem os preparativos para a realizam do evento

Já iniciaram os preparativos para a realização, na capital amazonense, do 3º Encontro Municipal Lixo Zero, evento anual que virou referência para as organizações que atuam no segmento, no país. Organizado pelo coletivo Manaus Lixo Zero, o evento acontecerá em maio, reunindo especialistas da área de gestão de resíduos, representantes do setor público, privado, sociedade civil e organizações não governamentais.

Em 2020, o evento realizado em Manaus recebeu do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), o prêmio de Melhor Encontro Municipal do segmento, concorrendo com mais de 50 cidades brasileiras e uma de Portugal.
O embaixador do Instituto Lixo Zero em Manaus, o biólogo Daniel Santos, ressalta que, devido à pandemia, a programação acontecerá de forma on-line, como vem sendo feito desde o ano passado, edição que alcançou a marca de mais de 400 participantes e reuniu mais de 30 palestrantes. “Nossa experiência no ano passado, quando o evento também aconteceu remotamente, foi muito positiva. Este ano estamos com a mesma expectativa e, para que isso aconteça, trabalhando com muita dedicação para montar uma programação com temas relevantes para a sociedade em geral”, afirmou.

De acordo com Daniel, a proposta do encontro é mostrar para a sociedade as melhores práticas em prol da correta gestão dos resíduos sólidos, desenvolvidas em Manaus. Durante o encontro, serão discutidos seis temas principais. São eles: Políticas Públicas, Reciclagem, Compostagem, Educação e Conscientização, Tendência e Estilo de Vida e Redução e Reuso.

Daniel adianta que o público vai poder conhecer mais sobre as funcionalidades do site/app Manaus Lixo Zero – www.manauslixozero.com.br. A ferramenta foi lançada há seis meses e já apresenta excelentes resultados, com uma média de 150 usuários por mês.

O site/app reúne informações, exemplos de boas práticas e os endereços dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) da cidade. “Essa é a primeira ferramenta desse tipo, lançada por um coletivo do Instituto Lixo Zero Brasil, e está sendo estudada para que possa ser replicada em outras cidades. Isso é motivo de muito orgulho”, destacou.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *