Conecte-se conosco

Manaus

Em oito anos, Manaus foi a sexta cidade a receber mais entrada de imigrantes

De acordo com o IBGE, dados da Polícia Federal indicam que há presença de imigrantes e/ou refugiados em 3.876 dos 5.568 municípios brasileiros.

Entre os anos de 2010 e 2018, Manaus foi a sexta cidade brasileira com o maior número de registros de entrada de migrantes no Brasil, com 15.506, abaixo apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Boa Vista, Brasília e Curitiba, segundo números divulgados nesta quinta-feira pelo site G1, com base em números da Polícia Federal (PF).

Nesta quinta, também, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou pesquisa mostrando que dos 3.876 municípios nos quais se verifica a presença de migrantes/refugiados ou solicitantes de refúgio, apenas 215 oferecem algum de serviços. Em 58 municípios existia abrigo para acolhimento imigrantes/pessoas em situação de refúgio ou asilo humanitário e os Centros de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados (CRAI) estavam presentes em 63 municípios, distribuídos em 17 Unidades da Federação.

O IBGE lembrou que “as migrações internacionais são parte constituinte da formação histórica e social do Brasil” e que, nos últimos anos, ganhou outro perfil. Diferente do que aconteceu na época do Brasil Império e na primeira metade do século 20, quando milhões de estrangeiros vieram ao país, entre 1980 e o final dos anos 2000, mais pessoas saíram do que entraram. Muitos brasileiros emigraram para os Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha e Reino Unido, entre outros.

A chegada de migrantes ao território brasileiro voltou a ocorrer de forma intensa a partir do final da primeira década do ano 2000 influenciada, conforme pontuou o IBGE, pelas crises político-econômica e climática no Haiti, mudanças na economia da China, estreitamento de laços com países africanos, o conflito na Síria e, mais recentemente, a profunda crise econômica da Venezuela.

De acordo com o IBGE, dados da Polícia Federal indicam que há presença de imigrantes e/ou refugiados em 3.876 dos 5.568 municípios brasileiros. Entre 2010 e 2018, foram registrados mais de 466 mil migrantes no país, além de 116,4 mil pedidos de refúgio.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 9 =