Conecte-se conosco

Manaus

Dupla realiza assalto dentro de UPA e profissionais da saúde e pacientes entram em pânico, diz sindicalista

Este é o quarto ataque em unidades de saúde em menos de 30 dias em Manaus

A UPA está localizada na avenida Camapuã, Cidade Nova – Foto: Bruno Zanardo

Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, foram assaltados por uma dupla ainda não identificada pela polícia, por volta das 19h30 desta terça-feira (1º/02), como informou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM), Graciete Mouzinho.

Segundo Graciete, os trabalhadores em saúde ficam a mercê da criminalidade em Manaus, em unidades de saúde sem policiamento. “Além de não receber risco de vida, ticket alimentação, nem reajuste, o trabalhador ainda corre o risco de perder a vida. Eles entram para assaltar o quê? Nosso trabalhador não tem nenhum centavo, porque o que ganha é tão pouco que não sobra nada. Eu fui fazer a visita lá e conversei com a gestora que providenciasse o policiamento porque ali é muito perigoso”, comentou a sindicalista.

Crime
Em imagens do circuito de vigilância eletrônica da UPA é possível ver o momento em que a dupla de assaltantes chega em uma motocicleta não identificada e rouba pacientes que estão na porta de entrada da unidade hospitalar.
Do lado de dentro da UPA, conforme as imagens, os pacientes entram em desespero tentando fugir, inclusive, uma mulher em uma cadeira de rodas, enquanto o vigilante da unidade esboça reação para atirar na dupla, que realizou o assalto.

Mais roubos
Durante o mês de janeiro, ao menos três assaltos a unidades de saúde foram registrados em Manaus, segundo a prefeitura. No dia 21, trabalhadores e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Silas Santos, localizada no bairro São José Operário, foram agredidos e assaltados por ladrões. Nove dias depois, bandidos furtaram a fiação e os condicionadores dos aparelhos de ar condicionado do Laboratório Distrital de Saúde da Zona Leste, que fica no bairro São José, no mesmo terreno da policlínica Doutor Antônio Comte Telles, também atacada por criminosos no último dia 24 de janeiro.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 1 =