Conecte-se conosco

Manaus

Crise na segurança do AM: Prefeitura de Manaus mantém suspensas as aulas e retoma vacinação

Segundo a nota distribuída pela prefeitura, “a medida visa manter a segurança de toda a comunidade escolar”

Escolas também foram alvos dos criminosos ligados à facção criminosa, em Manaus

A Prefeitura de Manaus informou, na noite desta segunda-feira (07/06), que, por medida de precaução, as atividades administrativas permanecerão em teletrabalho (home office), e as aulas de toda a rede municipal continuam suspensas na modalidade presencial, permanecendo apenas no sistema remoto.

Desde as primeiras horas do último domingo (06/06), Manaus e mais cinco cidades do interior sofreram ataques em série praticados por criminosos ligados a uma facção criminosa.

Nesta segunda (06), Manaus teve diversos serviços públicos suspensos por medida de segurança, inclusive o transporte público e a vacinação contra a Covid-19 e o funcionamento dos postos de saúde. O Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas) anunciou neste domingo (6) que a operação do transporte coletivo ficará suspensa na manhã desta segunda (7) em Manaus. Ônibus foram depredados e incendiados durante os ataques, o que motivou o recolhimento da frota.

A prefeitura também anunciou que todas as escolas da rede municipal de ensino estarão fechadas. Também foi suspenso o atendimento ao público na sede da secretaria municipal de Administração, Planejamento e Gestão e em órgãos ligados à secretaria municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação.

Vacinação

A Prefeitura também informou que retoma, nesta terça-feira, 8/6, a campanha de imunização contra a Covid-19 nos oito pontos de vacinação montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Também serão reabertas as unidades de saúde da rede municipal. O atendimento nesses locais precisou ser suspenso durante a segunda-feira, 7, a fim de garantir a segurança dos servidores, usuários dos serviços de Atenção Básica e públicos a serem vacinados, depois dos episódios de violência registrados desde a madrugada de domingo, 6. A volta da vacinação e o funcionamento das unidades de saúde ficam mantidos desde que não voltem a ocorrer cenas de violência na cidade.

Conforme programado, pessoas de 54 anos do público em geral poderão procurar os postos para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Também serão atendidos os remanescentes da faixa etária de 55 a 59 anos, que não puderam ir aos postos nas datas programadas para esse grupo. Além desses públicos, a Semsa continua vacinando os remanescentes dos grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, em pontos de vacinação exclusivos.

A Semsa reforça a importância do cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), a fim de agilizar o atendimento no ponto de vacinação, evitando aglomerações, uma vez que o sistema realiza o agendamento para horários e locais, de acordo com o endereço residencial informado no cadastro, para que não haja grande concentração de pessoas em cada ponto. “Os do grupo de 54 anos que estavam agendados para esta segunda-feira, devem ir aos locais indicados pelo Imuniza, nesta terça. Não é necessário aguardar novo agendamento”, orienta a secretária.

Pontos de vacinação

Dois pontos de vacinação não estão disponíveis para a população em geral. O que funciona no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte, está atendendo exclusivamente os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente. No posto da Escola de Enfermagem de Manaus, em Adrianópolis, na zona Centro-Sul, serão atendidos apenas os remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e as Forças Armadas.

Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema, avenida Torquato Tapajós, 5.890, no Novo Israel, zona Norte

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia, avenida Silves, 2.222, Crespo

Universidade Paulista (Unip), avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM, avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80