Conecte-se conosco

Manaus

Com triplo homicídio, capital do AM tem de 17 mortes por arma de fogo nos três primeiros dias de maio

Ontem (03), três pessoas foram executadas na comunidade Parque Riachuelo, no Tarumã; hoje no mesmo local um cabo da PM foi encontrado morto

Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM

Mesmo com o programa milionário lançado pelo governador Wilson Lima (UB), o Amazonas Mais Seguro, Manaus registrou nos três primeiros dias do mês de maio ao menos 17 homicídios com o uso de arma de fogo. Uma média de 5,6 mortes por dia ou um assassinato a cada quatro horas.
Os dados estão no link do Registro de Ocorrências do Instituto Médico Legal (IML). Se consideradas as mortes registradas até as 11h desta quarta-feira (04), o número salta para 20 homicídios na capital do Amazonas.

O destaque para o dado negativo em relação à violência desenfreada em Manaus se deu para o triplo homicídio ocorrido ontem (03), na rua Praia do Forte, comunidade Parque Riachuelo, bairro Tarumã, zona oeste, por volta das 11h30. Segundo a polícia, os criminosos chegaram em dois carros e invadiram a casa onde se encontravam as vítimas, disparando uma sequência de tiros no local. A polícia chegou a apreender sete quilos de entorpecentes na casa onde as vítimas foram executadas.

Já hoje pela manhã, no mesmo local onde ocorreram as três mortes, um cabo da Polícia Militar foi encontrado morto com várias marcas de tiros no tórax e abdome.

Violência
Dados preliminares divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) mostraram que Manaus somou 213 homicídios nos três primeiros meses de 2022. A média é de 71 homicídios por mês, ou mais de dois por dias. Como os dados são preliminares, os números ainda podem aumentar, de acordo com a revisão que poderá ser feita pelas autoridades policiais. De acordo com os dados da SSP, no primeiro trimestre do ano passado foram registrados 209 homicídios em Manaus, 5 a menos do que os registrados em 2022, no mesmo período.
Os dados oficiais no site da SSP mostram que o número de homicídios vem aumentando em Manaus mesmo após o programa ‘Amazonas Mais Seguro’, lançado em julho do ano passado pelo governador Wilson Lima (UB), com investimentos de R$ 280 milhões que incluem a implantação de um sistema de câmeras inteligentes e concurso público para as forças de segurança com 2.525 vagas.

Os números da SSP confirmam o crescimento no número de homicídios em Manaus que já era apontado em janeiro deste ano, com crescimento de 45%, na comparação com janeiro de 2021. Foram 74 casos, contra 51 no ano passado.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 − um =