Economia
Receita Federal abre prazo para empresas optarem pelo Simples Nacional até 31 de janeiro
Contribuintes com pendências fiscais podem reingressar no regime com parcelamento ou transação, desde que estejam em dia com tributação
A Receita Federal anunciou que, até o último dia útil de janeiro de 2025, estará disponível o Portal do Simples Nacional para que as empresas interessadas possam optar ou reingressar no regime tributário simplificado. O procedimento deve ser realizado até o final deste mês, conforme determina a Lei Complementar 123/2006, artigo 16, § 2º. O Simples Nacional, regime que reúne tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia, abrange atualmente mais de 23 milhões de contribuintes no Brasil, incluindo cerca de 16 milhões de microempreendedores individuais (MEI).
A Receita Federal projeta que, até o dia 31 de janeiro, cerca de 1,2 milhão de pedidos de adesão ou reingresso no Simples Nacional sejam realizados, um número que se mantém estável em relação aos anos anteriores.
O Simples Nacional é uma ferramenta que simplifica o processo de pagamento de tributos e oferece uma carga tributária mais leve. No entanto, a regularização das pendências fiscais é necessária para garantir a permanência ou o ingresso nesse regime.
Fui excluído. Posso voltar?
Além das empresas que desejam ingressar no regime, o mês de janeiro também é uma oportunidade para aquelas que foram excluídas em 2024 regularizarem sua situação. A Receita Federal havia enviado Termos de Exclusão para aproximadamente 1,9 milhão de contribuintes, e aqueles que não regularizaram seus débitos até 30 de setembro de 2024, conforme estabelecido pela legislação, foram automaticamente excluídos do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2025.
No entanto, para que as empresas excluídas possam reingressar no regime, a Receita Federal oferece alternativas de regularização, incluindo parcelamento e transação tributária. Os contribuintes que estão em débito podem acessar o sistema de “Consulta Optantes” desde o final de dezembro de 2024, para verificar sua situação e saber se serão ou não excluídos do Simples Nacional.
O que é preciso para entrar?
É importante ressaltar que, para que uma empresa opte ou reingresse no Simples Nacional, ela deve estar regularizada com as administrações tributárias da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Empresas que já estão no regime e não foram excluídas não precisam fazer nenhuma renovação, pois a adesão ao Simples Nacional é automática e não requer ação adicional.
As informações são do Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário