Economia
Produção industrial recua 0,6% em novembro, em queda pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
Resultado foi puxado principalmente pela atividade de veículos automotores, reboques e carrocerias.
A produção industrial recuou 0,6% em novembro, após leve queda de 0,2% em outubro. O resultado veio em linha com o esperado pelos analistas de mercado, que projetavam queda de 0,7%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) e foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira.
Em comparação com novembro de 2023, produção industrial cresceu 1,7%;
No ano, a indústria acumula alta de 3,2%;
Já em 12 meses, a expansão é de 3%.
Apesar da queda neste mês e em outubro, o setor industrial vem mostrando resultados considerados positivos ao longo do ano, como reflexo do cenário de aquecimento economia, com o desemprego em mínimas históricas e o consequente aumento da rendas das famílias, com melhora nas condições de crédito, contexto que impulsiona o setor.
A atividade que teve maior queda e foi a principal responsável por puxar o setor para baixo foi veículos automotores, reboques e carrocerias (-11,5%). O gerente da pesquisa André Macedo explica que o recuo neste se dá pela base comparação mais elevada, já que em agosto e setembro os resultados foram positivos, com expansão acumulada de 12,7%.
“Destaco que essa atividade, mesmo assinalando redução de 11,5% neste mês, ainda está 14,2% acima do patamar que havia terminado o ano de 2023”, explicou Macedo.
Outro fator que influenciou o resultado final foi a perda disseminada entre os principais produtos do setor, como automóveis, caminhões e autopeças.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário