Conecte-se conosco

Economia

Primeira parcela do 13º salário vai cair no mesmo dia da Black Friday

Coincidência de datas deve injetar bilhões na economia, mas especialistas alertam para o risco de endividamento e compras por impulso.

primeira-parcela-do-13o-salari

Em 2025, a primeira parcela do 13º salário será paga no mesmo dia da Black Friday, 28 de novembro. A coincidência de datas promete impulsionar as vendas, mas acende o alerta para o risco de endividamento.

Pela legislação, a primeira parcela do 13º deve ser depositada até o último dia útil de novembro. Como neste ano o dia 30 cai em um domingo, o pagamento será antecipado para a sexta anterior, justamente o dia em que o varejo lança suas maiores promoções do ano.

Para muitos trabalhadores, a data se torna uma oportunidade de adiantar compras de fim de ano ou adquirir aquele item mais caro por um preço melhor, explicam especialistas.

Segundo o especialista em Varejo da Strong Business School Ulysses Reis, a data é historicamente um termômetro para as vendas de Natal e prepara os estoques dos comerciantes para as vendas natalinas.

Impulso ao comércio e alerta para os gastos

A expectativa do varejo é de que o 13º ajude a turbinar as vendas, já que milhões de brasileiros terão dinheiro disponível no mesmo dia das promoções. Segundo estimativas de entidades do setor, a Black Friday deve movimentar bilhões de reais neste ano, com crescimento em relação a 2024.

Mas, junto com o entusiasmo, vem o alerta. Especialistas lembram que o momento também é de cuidado. O 13º costuma ser usado para pagar dívidas, reforçar a reserva financeira ou garantir as despesas do início do ano, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O 13º salário é um direito de quem trabalha com carteira assinada e é calculado com base no tempo trabalhado no ano. Quem atuou os 12 meses de 2025 receberá o valor equivalente a um salário integral.

A primeira parcela, que será paga em novembro, corresponde a 50% do total, sem descontos de INSS ou Imposto de Renda. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro, já com os descontos aplicados.

A coincidência entre o 13º e a Black Friday pode ser uma ótima notícia para quem já tinha compras programadas. Porém, para evitar arrependimentos, a recomendação é pesquisar bem antes de comprar, comparar preços e fugir das ofertas falsas e golpes, comuns nesta época.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 15 =