Economia
Presidente do Cade diz que prioridade é investigar cartel em combustíveis no país
Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica falou ao CNN Money sobre iniciativa para intensificar investigações em 2025 e 2026.

O presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Gustavo Augusto Freitas, afirmou em entrevista ao CNN Money nesta terça-feira (22) que vai priorizar o combate à formação e atuação de cartéis no mercado de combustíveis.
A deliberação consta em uma portaria assinada pelo Cade nesta terça para concentrar a investigação nas práticas de organizações criminosas dentro do setor. A iniciativa se dá em meio à percepção de que os preços dos combustíveis não têm chegado ao consumidor final.
“Estamos observando que cada vez os casos estão nos preocupando mais. Houve esse alerta da Advocacia-Geral da União do Ministério de Minas e Energia e, em função isso, resolvemos priorizar o tema. Investigar o Cade já faz há mais de dez anos, mas agora vamos ter uma prioridade, um foco mais detalhado e esse vai ser o grande ponto de investigação neste ano e no próximo”, declarou.
Freitas disse que algumas pessoas não têm noção da dimensão dos impactos do cartel em setores específicos da economia, como o de combustíveis, e que por isso a intervenção para que a prática não ocorra será intensificada.
“Às vezes as pessoas acham que um cartel são dois padeiros negociando um preço, mas não. Na verdade, é uma organização criminosa, tem estruturas complexas, às vezes com ato de violências, e que prejudicam o consumidor. Eles aumentam preços, pioram a qualidade do produto, impedem a entrada de outros concorrentes, tudo isso é muito nocivo à economia e é combatido no mundo inteiro”, acrescentou.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário