Economia
Pesquisa aponta consumo em supermercados e restaurantes com alta generalizada
Levantamento leva em consideração transações em que foram usados vale-alimentação e vale-refeição
Dados dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), calculados pela Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que, em agosto, houve alta na quantidade e no valor transicionados em supermercados e restaurantes feitos via cartão benefícios (vale-alimentação e vale-refeição).
Em relação às transações em supermercados, entre setembro e outubro de 2024, houve um aumento de 2% no número de transações e elevação de 2,5% no valor transacionado, sendo os gastos 0,5% maiores. Na comparação com o mesmo período de 2023, os resultados dos índices de outubro indicam um crescimento expressivo de 15% no número de transações, com gastos 23,2% superiores, justificado também pelo aumento do valor médio por transação, que registrou 7,1% em outubro de 2024 (em comparação com o mesmo mês do ano anterior).
Índice de Consumo em Supermercados (ICS)
Entre setembro e outubro de 2024, os supermercados registraram aumento de 2,0% no número de transações, além de uma elevação de 2,5% no valor transacionado. O valor médio por transação também variou positivamente (+0,5%).
Índice de Consumo em Restaurantes (ICR)
Na comparação com setembro, os restaurantes registraram um incremento de 2,2% no número de transações efetuadas em outubro de 2024*. Em paralelo, o valor transacionado nesses estabelecimentos também avançou de forma relevante (+4,2%), enquanto o valor médio por transação foi 2,0% maior em relação ao do mês precedente.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário