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Economia

Pente-fino do INSS corta mais da metade dos auxílios analisados e gera economia de R$ 1,3 bilhão

Processo de revisão, que contou com perícias médicas, analisou 238 mil benefícios, dos quais 133 mil foram cancelados.

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O pente-fino realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou no corte de 55% dos auxílios-doença revisados até o momento, de acordo com dados da Previdência Social. Iniciado no final de julho de 2024, o processo de revisão, que contou com perícias médicas, analisou 238 mil benefícios, dos quais 133 mil foram cancelados.

A revisão gerou uma economia de R$ 1,3 bilhão para os cofres públicos, valor que o governo teria pago até o fim do ano aos segurados que tiveram os benefícios suspensos. O montante economizado representa 44,83% dos R$ 2,9 bilhões que o governo espera economizar ao longo do processo. Ainda faltam ser revisados benefícios que podem gerar uma economia adicional de R$ 1,6 bilhão.

Adroaldo da Cunha Portal, secretário do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), afirmou que o processo de revisão está em consonância com os esforços do governo para equilibrar as contas públicas e é resultado da utilização do sistema Atestmed.

Esse sistema automatizado de concessão de benefícios por incapacidade temporária permite o envio de atestados médicos via a plataforma Meu INSS, sem a necessidade de perícia médica inicial, o que reduziu significativamente a fila de espera.

O pente-fino visa a identificar fraudes e irregularidades, utilizando inclusive inteligência artificial para verificar a autenticidade dos atestados médicos. De acordo com Portal, atestados com a mesma caligrafia e emitidos em curto período de tempo, mas em locais distantes, foram identificados e levados para investigação.

O plano do INSS é revisar até 800 mil auxílios-doença até o fim de 2024, priorizando a perícia médica presencial e o recadastramento de beneficiários de programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Como ocorre a convocação

Os segurados são notificados pelo Meu INSS, por meio da central de atendimento 135, por cartas enviadas pelos Correios, SMS, extratos bancários e, em último caso, por meio de publicação no Diário Oficial da União. É importante que os beneficiários mantenham seus dados cadastrais atualizados para evitar a suspensão indevida do benefício.

Especialistas recomendam que os segurados mantenham sempre seus relatórios médicos atualizados para evitar a perda do auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.


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