Conecte-se conosco

Economia

Governo federal aprova aumento de adição de etanol na gasolina para 32%

O E32 busca atenuar o repasse da elevação do petróleo, influenciado pelo conflito no oriente médio, para o consumidor final.

governo-federal-aprova-aumento

O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) aprovou nesta terça-feira (14) o aumento da mistura do etanol anidro de 30% para 32%. A medida terá vigência de 180 dias, com possibilidade de prorrogação, uma única vez, por igual período.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a decisão considera a volatilidade do petróleo no mercado internacional. A utilização de uma maior parcela de etanol produzido no país busca reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados em meio ao conflito no Oriente Médio.

As estimativas da pasta indicam que a adoção do E32 pode reduzir a necessidade de importação de gasolina em cerca de 900 milhões de litros por ano, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

A possibilidade de ampliar a participação do etanol na gasolina foi aberta pela Lei do Combustível do Futuro, que ampliou a faixa permitida para a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, de 22% a 27% para um intervalo entre 22% e 35%.

A adoção da mistura E32 foi subsidiada por estudos técnicos, coordenados pelo Ministério de Minas e Energia e executados pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Após os ensaios, verificou-se que a nova mistura apresentou comportamento equivalente ao observado com misturas de menor teor de etanol.

Os estudos não mostraram impactos relevantes no funcionamento dos veículos, inclusive aqueles equipados com motores não flex. Os testes analisaram aspectos como desempenho, dirigibilidade, partida a frio, consumo de combustível e emissões, tanto em ambiente laboratorial quanto em condições reais de uso.

Além de reduzir a necessidade de importação de gasolina, o E32 vai diminuir a emissão de gases de efeito estufa. O etanol anidro é um biocombustível produzido a partir de matérias primas renováveis. como cana de açúcar e milho.

O etanol anidro é misturado à gasolina antes de sua distribuição aos postos de combustíveis.

Paralelamente à implementação do E32, o Comitê Técnico Permanente do Combustível do Futuro segue conduzindo estudos para avaliação de misturas com percentuais superiores de etanol, incluindo o E35.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =