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Economia

Estudo aponta previsão de crescimento de 5,2% nas vendas de shoppings para o Dia dos Namorados

Projeções indicam que a data comemorativa deverá movimentar R$ 4,6 bilhões

A Pesquisa de Expectativas de Vendas para o Dia dos Namorados, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), aponta uma estimativa de crescimento de 5,2% sobre a mesma data de 2022. Com isso, o setor deve movimentar R 4,6 bilhões durante os dias terça, 6, e a próxima segunda-feira, 12. O levantamento foi realizado com os empreendedores entre os dias 24 a 31 de maio, com o objetivo de entender as perspectivas do setor em relação à comercialização, fluxo de visitantes, ticket médio, entre outros indicadores para a data. Para os shoppings ouvidos na pesquisa, 85% têm expectativas positivas para a data.

A perspectiva é que em 2023 o ticket médio seja de R 190. Entre os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa para o público feminino, encontram-se: Perfumaria e Cosméticos (90%), Chocolates e Doces (77%), Joalheria (75%) e Vestuário (74%). Já entre o público masculino, os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa são: Vestuário (71%), Relógios e Acessórios (67%), Calçados (63%), Perfumaria e Cosméticos (63%), Artigos Esportivos (60%).

Para 66% dos respondentes, o fluxo de visitantes será superior em relação à 2022. Para os que esperam um aumento do fluxo, o incremento será em média de 6,8%.

Para o Dia dos Namorados de 2023, os investimentos dos shoppings estarão concentrados nas tradicionais campanhas promocionais: Sorteio (30%), Compre e Ganhe (29%) e Ganhe e Concorra (17%). Entre os prêmios mais citados estão: viagens, vale Compra e vale jantar. Para as promoções de sorteios, os brindes são variados, desde eletroeletrônicos (celular, câmera, smart watch etc) até automóveis.

O presidente da Abrasce, Glauco Humai, salienta que, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. “A inflação e o momento econômico foram citados como fatores externos que podem limitar o consumo na data, mas, mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para o período”, comenta.
O executivo enfatiza, ainda, que os consumidores gostam de comprar presencialmente os presentes para o Dia dos Namorados e também consumir serviços que estão disponíveis nos shoppings, o que reforça a perspectiva de um bom público nos empreendimentos na semana anterior à comemoração.
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